Zhirkov, reforço dos Blues nesta temporada
A punição imposta ao Chelsea pela Fifa nesta quinta-feira serve como um alerta para os demais grandes clubes europeus. Na opinião de advogados esportivos, a decisão pode abrir precedentes para outras sanções.A equipe inglesa foi proibida de contratar jogadores até janeiro de 2011. A Fifa considerou o Chelsea culpado por encorajar o francês Gaël Kakuta a romper seu contrato com o Lens para se transferir aos Blues. O atleta, contratado no começo da temporada passada, faz parte da equipe reserva.
"É o caso de uma entidade que estabeleceu uma punição que realmente afeta um clube. Talvez seja um movimento destes órgãos para dizer que, se você quebrar as regras, será atingido por uma pesada sanção", afirmou Adam Morallee, membro da empresa londrina de advocacia Mishcon de Reya.
O especialista se referiu a outro caso protagonizado pelo Chelsea há alguns anos. Em 2005, o clube tentou persuadir irregularmente o lateral Ashley Cole a deixar o Arsenal e assinar um contrato com a equipe. Os Blues foram multados pela Premier League.
Já Dan Harrington, da empresa de advocacia de negócios esportivos Couchman Harrington Associates, chamou a atenção para a forma rígida como as entidades tratam deste tema. "O regime regulatório da Fifa existe para assegurar estabilidade contratual para que os clubes possam jogar a temporada com seus elencos. Este é um exemplo no qual a Fifa mostra a importância que ela dá aos regulamentos", explicou.
Em seu site oficial, o Chelsea indicou que "vai preparar o apelo mais forte possível" contra a decisão da Fifa. O caminho seria pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário