30 de set. de 2009
Arsenal vence Olympiacos e lidera Grupo H
O Arsenal não deu chances ao Olympiacos na primeira partida do time grego na Liga dos Campeões sob o comando de Zico. Nesta terça-feira, o time inglês dominou a equipe grega na vitória por 2 a 0, em Londres. Com isso, assumiu a liderança isolada do Grupo H.
Apesar do maior volume de jogo, o Arsenal só conseguiu furar a defesa do Olympiacos aos 33 minutos do segundo tempo. Fabregas avançou pela esquerda, lançou o atacante brasileiro, naturalizado croata, Eduardo da Silva, que cruzou para o holandês Van Persie completar. Aos 41 minutos, o russo Arshavin, em posição irregular, deu números finais à partida com um toque de letra.
Com os resultados desta terça-feira, o Arsenal lidera o Grupo H da Liga dos Campeões da Europa, com seis pontos em duas rodadas. Mesmo com a derrota na Inglaterra, o Olympiacos ainda é o segundo colocado, com três pontos. Já AZ Alkmaar e Standard Liège dividem a última posição, com apenas um ponto cada.
Arsenal: Mannone; Eboué, Gallas, Vermaelen, Clichy; Rosicky (Eduardo, min.67), Cesc Fabregas, Song, Diaby (Vela, m.76); Van Persie (Ramsey, m.85) e Arshavin.
Olympiacos: Nikopolidis; Zewlakow, Papadopoulos, Mellberg, Raúl Bravo; Zairi (Stoltidis, m.46), Torosidis, Ledesma (Mitroglou, m.79), Dudu, Leonardo (Oscar González, m.83); Diogo.AZ e Standard Liége ficam no 1 a 1
AZ e Standard de Liège empataram hoje em 1 a 1 em Alkmaar (Holanda), resultado que deixou os dois times em situação complicada no grupo H da Liga dos Campeões.
Os gols da partida saíram todos no segundo tempo. A equipe holandesa abriu o placar aos 3 minutos, com Mounir El Hamdaoui. O atacante marroquino aproveitou um erro da defesa e, após passe Holman, fez 1 a 0.
O empate do Standard saiu já nos acréscimos. Aos 46, o jovem Moussa Traoré recebeu passe de Witsel para fazer 1 a 1.
AZ Alkmaar: Romero; Swerts, Jaliens, Moreno, Pocognoli (Klavan, m.82), Mendes da Silva, Schaars, Holman, Martens (Poulsen, m.71), Dembele e El Hamdaoui
Standard de Lieja: Bolat; Marcos, Sarr (De Camargo, m.60), Felipe, Rocha (Mulemo, m.53), Mangala, Carcela, Witsel, Dalmat (Traore, m.77), Jovanovic e Mbokani.Stuttgart empata fora de casa
Estreante na Liga dos Campeões, o Unirea Urziceni forçou o Stuttgart a se contentar com um empate de 1 x 1 na partida desta terça-feira pelo Grupo G, obtendo seu primeiro ponto no cobiçado torneio europeu.
Serdar Tasci colocou o Stuttgart na frente aos cinco minutos de jogo, mas os campeões romenos igualaram três minutos depois do intervalo quando o meio-campista Dacian Varga balançou a rede do veterano Jens Lehmann.
O time alemão, que disputou seu 150º jogo na competição europeia, só venceu uma de suas últimas oito partidas da Liga dos Campeões fora de casa.
Unirea Urziceni: Arlauskis; Bruno Fernandes, Maftei, Galamaz; Brandán, Ricardo Gomes, Apostol, Nicu Epaminonda; Vilana (Frunza, m. 46), Varga (Paduretu, m.90); Bilasco (Rusescu, m.86).
Stuttgart: Lehmann: Celozzi, Delpierre, Tasci, Boka: Hilbert, Khedira, Hitzlsperger, Gebhart; Marica (Schieber, m. 66), Pogrebnyak.Fiorentina bate Liverpool
A Fiorentina derrotou o Liverpool por 2 a 0 pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa. Com essa vitória, o clube italiano está na segunda colocação do Grupo E ,com três pontos, a mesma pontuação dos ingleses.
O primeiro gol do jogo saiu aos 28 minutos do primeiro tempo. Zanetti lançou Jovetic no meio da zaga do Liverpool e o montenegrino chutou de perna direita. Jovetic ampliou o placar para os donos da casa. Aos 37 minutos, Vargas chuta na direção da área e o montenegrino desviou para o gol defendido por Reina.
A partir desse momento o jogo ficou muito equilibrado. O capitão do Liverpool, Gerrard, não teve uma boa atuação. As jogadas ofensivas do clube inglês foram lideradas pelo brasileiro Fábio Aurélio e por Fernando Torres, que tentou jogadas pelo alto.
Mutu teve as melhores chances pela Fiorentina. Reina defendeu bem o gol dos ingleses na segunda etapa. Com o resultado, a Fiorentina passa o Liverpool, pois tem um saldo de gols melhor. O líder do Grupo E é o Lyon, que venceu o Debrecen por 4 a 0 e soma seis pontos no torneio.
Fiorentina: Frey; Gobbi, Gamberini, Dainelli, Comotto; Montolivo, Zanetti, Vargas (Jorgensen, min 75), Jovetic, Marchionni (De Silvestri, min 90); Mutu (Donadel, min 83).
Liverpool: Reina; Johnson, Carragher, Skrtel, Insúa (Babel, min 72); Gerrard, Lucas, Benayoun, Kuyt (Voronin, min 80), Fábio Aurélio; Torres.Lyon goleia e lidera Grupo E
O Lyon se isolou na liderança do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa com seis pontos ao derrotar o Debreceni por 4 a 0, em partida disputada na Hungria. Enquanto isso, o time húngaro completou a segunda rodada da competição ainda sem pontuar e está na lanterna da chave.
Mesmo fora de casa, o Lyon dominou a partida e a definiu logo no primeiro tempo, quando abriu 3 a 0. Os gols foram marcados por Kim Kallstrom, aos 3, Miralem Pjanic, aos 13, e Sidney Govou, aos 24 minutos. Bafetimbi Gomis, aos 6 minutos da etapa final, completou o triunfo do Lyon.
Debrecen: Poleksic; Bodnár, Komlósi, Fodor, Leandro; Szakály (Dombi, m.85), Kiss, Czvitkovics, Varga, Laczkó; Coulibaly
Lyon: Lloris; Réveillére, Cris, Toulalan, Cissokho (Kolodziejczak, m.78) ; Clerc, Makoun, Kallström; Govou, Gomis (Ederson, m.54), Pjanic (Gonalons, m.58)
Internazionale segue sem vencer na Liga
Contrariando todo o favoritismo dos italianos, o Rubin Kazan fez bonito no Estádio Central Kazan, e conseguiu empatar por 1 a 1 com a Inter de Milão em seus domínios. Surpreendentemente jogando melhor do que os visitantes, os russos foram melhores durante os 90 minutos, mas não conseguiram vencer. Sofrendo o primeiro gol logo no início, a Inter até ensaiou uma reação, mas foi extremamente prejudicada pela expulsão de Balotelli após uma falta desnecessária no meio-campo.
Começando com o pé direito, o Rubin Kazan abriu o placar logo aos 11 minutos da primeira etapa, em um lindo gol. O argentino Dominguez tabelou com Gukarov, avançou na velocidade com a bola dominada, passou por Samuel e fintou Lúcio antes de bater cruzado, com categoria, no canto esquerdo de Júlio César, para delírio dos empolgados torcedores russos.
Pouco depois, já começando a reagir, mesmo sem brilho, os italianos empataram a partida aos 28 minutos, quando Maicon fez boa jogada individual e terminou com um cruzamento na medida para Stankovic, que apareceu livre na segunda trave para cabecear para as redes.
Com o resultado, a Inter chega aos dois pontos e na 3ª colocação, enquanto o Rubin Kazan pontuou pela primeira vez e segue na lanterna.
Rubin Kazan: Ryzhikov; Salukvadze, Sharónov, Navas, Ansaldi; Karadeniz, Semak, Noboa, Riázantsev; Domínguez (Kasáev, m.86) y Bujárov.
Inter de Milão: Julio César; Maicon, Samuel, Lucio, Chivu; Zanetti, Cambiasso (Vieira, m.80), Mancini (Quaresma, m.63), Stánkovic; Balotelli e Eto'o.
Sevilla dá show fora de casa
O Sevilla contou com a boa atuação do atacante Luís Fabiano e do lateral-esquerdo Adriano para conquistar a sua segunda vitória pela Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, os brasileiros marcaram um gol cada na goleada por 4 a 1 sobre o Rangers, da Escócia. Com o resultado fora de casa, a equipe espanhola chegou a seis pontos e se manteve na liderança isolada do Grupo G.
Apesar do placar elástico, o Sevilla só inaugurou o marcador no segundo tempo em Glasgow. Aos cinco minutos, Jesús Navas cruzou da direita e o francês Konko, livre de marcação, fez de cabeça. Em vantagem, o time espanhol se soltou e ampliou com facilidade, envolvendo a defesa do Rangers. No ataque, Luís Fabiano e Kanouté deram show, participando dos três gols seguintes. Aos 43, Nacho Novo ainda descontou para o Rangers.
Agora, as equipes do Grupo G só voltam a campo pela Liga dos Campeões no dia 20 de outubro. O líder Sevilla vai à Alemanha encarar o Stuttgart. Já o Unirea recebe o Rangers na Romênia.
Glasgow Rangers: McGregor; Whittaker, Bougherra, Weir, Papac; Thomson; Steven Davis, McCulluch (Boyd, m.73), Pedro Mendes, Rothen (Nacho Novo, m.73); e Naismith.
Sevilla FC: Palop; Konko, Squillaci, Escudé, Fernando Navarro; Jesús Navas, Zokora, Lolo, Adriano (Diego Capel, m.65); Kanouté (Negredo, m.75) e Luis Fabiano (Romaric, m.79).
Messi e Pedro dão vitória ao Barcelona sobre o Dínamo
Lionel Messi e Pedro marcaram nos dois tempos da partida e deram ao Barcelona uma vitória de 2 x 0 sobre o Dínamo Kiev em jogo do Grupo F da Liga dos Campeões nesta terça-feira.
Zlatan Ibrahimovic deu trabalho à defesa do Dynamo logo no início, mas foi Messi quem abriu o placar aos 25 minutos quando cortou pela direita e chutou uma bola baixa no gol de Olexandr Shovkovskiy. O atacante argentino teve várias oportunidades de dobrar a vantagem do Barça até Pedro receber um passe de Ibrahimovic aos 31 minutos da segunda etapa.
O resultado coloca o Barcelona no topo do Grupo F com quatro pontos em duas partidas, depois que a Inter de Milão fez um empate de 1 x 1 com o Rubin Kazan também nesta terça-feira.
Barcelona: Víctor Valdés; Dani Alves, Puyol, Piqué, Abidal; Xavi, Touré (Busquets, min.68), Keita; Messi, Ibrahimovic (Jeffrén, min.85) e Iniesta (Pedro, min.46).Dínamo Kiev: Shovkovskiy; Eremenko, Khacheridi, Leandro Almeida, Magrao (Betao, min.73); Yussuf (Ghioane, min.46), Vukojevic; Gusev (Ninkovic, min.86), Shevchenko, Yamolenko; e Milevskiy.
28 de set. de 2009
Rogério Ceni está fora do jogo contra o Náutico
O São Paulo não poderá contar com seu capitão na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Rogério Ceni, que foi vetado momentos antes da partida contra o Corinthians, não terá condições de atuar no jogo contra o Náutico, na noite de quarta-feira, no Recife.
Com dores na região posterior da coxa esquerda, o jogador foi submetido na manhã desta segunda-feira a um exame de ressonância magnética, que constatou um edema.
Por isso, Ceni terá de ficar em tratamento no Reffis e nem viajará com a delegação para Recife. A expectativa é de o técnico Ricardo Gomes voltar a contar com o capitão na rodada seguinte do Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba, dia 7 de outubro, no Morumbi.
Assim, diante do Náutico, Bosco deve novamente ser escalado como titular, com Denis no banco de reservas. Além de Ceni, Gomes não poderá contar também com Dagoberto e Washington, suspensos.
Edu sente lesão e não viaja para o Chile
O técnico Tite já tem três desfalques certos para a partida desta quarta-feira, contra o Universidad de Chile, em Santiago, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. No treino da manhã desta segunda, o atacante Edu sentiu dores musculares na coxa esquerda e foi cortado da delegação que viaja à capital chilena. O embarque do Internacional está previsto para as 19 horas.
Além de Edu, os meias D'Alessandro e Giuliano também não atuarão no Chile. O primeiro ficará em Porto Alegre se recuperando de uma torção no tornozelo direito, sofrida no jogo de ida diante do Universidad e que já o tirou do último compromisso pelo Campeonato Brasileiro - empate sem gols com o Flamengo. Já o segundo serve à seleção brasileira sub-20 no Mundial da categoria, no Egito.
Apesar dos três desfalques, Tite deve escalar força máxima na quarta-feira. Como apenas empatou por 1 a 1 no jogo de ida, no Beira-Rio, o Inter precisa vencer no Chile ou empatar por dois ou mais gols. O último treino antes da partida será realizado na tarde desta terça, no reconhecimento do Estádio Nacional. Nele, Tite deve definir a formação titular da equipe.
Na Sul-Americana, o Inter busca o bicampeonato consecutivo, depois de vencer a competição no ano passado em cima do Estudiantes, da Argentina, atual campeão da Libertadores. Se avançar às quartas, o time gaúcho enfrenta o vencedor do confronto entre o Fluminense e o Alianza Atlético, do Peru.
Edno liberado para estrear
O meia-atacante Edno teve finalmente seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta segunda-feira e poderá fazer sua estreia com a camisa do Corinthians na partida do próximo sábado, contra o Atlético Paranaense, no Estádio do Pacaembu.
Contratado há duas semanas, Edno teve de ficar de fora do clássico do último domingo, contra o São Paulo, por ainda não estar regularizado. A diretoria corintiana havia entregado a documentação do jogador na sexta-feira, data limite para inscrição de atletas no Campeonato Brasileiro, mas por causa de problemas técnicos no sistema de informática da CBF, seu nome não apareceu no BID.
Com o problema resolvido, a CBF divulgou nesta segunda-feira a prorrogação do prazo de inscrição dos jogadores que já tinham encaminhado a documentação necessária para entidade, formalizando Edno como jogador do Corinthians.
Show de gols 26ª rodada do Brasileirão
No melhor estilo Fantástico.
25 de set. de 2009
Emerson, ex-Fla, estreia com dois gols no Al-Ain
O atacante Emerson, ex-Flamengo, estreou nesta quarta-feira pelo Al-Ain (EAU), mesmo time do chileno Valdívia, e foi campeão e decisivo logo de cara. O brasileiro marcou os dois gols do empate de sua equipe por 2 a 2 contra o Al-Ahli na disputa do título da Supercopa dos Emirados Árabes. Nos pênaltis, Emerson converteu a sua cobrança e sua equipe venceu por 5 a 4.
O jogador mostrou-se radiante pelo momento que vive na carreira, principalmente agora que é conhecido no Brasil por conta da boa passagem pelo Flamengo.
- Não poderia ser melhor o meu começo aqui no Al-Ain. Estava com muita confiança e tinha a certeza de que faria um bom jogo. Mas marcar logo dois gols foi melhor do que eu esperava. Vivo um momento especial na carreira, tem dado tudo certo para mim. Graças a Deus o trabalho tem sido recompensado e vou continuar neste ritmo para que tudo isso possa até melhorar - disse Emerson.
O segundo foi um golaço. Confira!
Veja também a decisão nos pênaltis.
Flamengo contrata Gil
O Flamengo acertou nesta quinta-feira a contratação do atacante Gil, que não estava sendo aproveitado no Internacional. O jogador de 29 anos assinou com o rubro-negro até junho de 2010, e deve ser apresentado segunda-feira. Mas para poder contar com ele nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Fla precisa correr contra o tempo e inscrevê-lo na CBF até esta sexta-feira, último dia de inscrições na competição.
No Ninho do Urubu, o técnico Andrade comandou um treino secreto, de olho no jogo de domingo contra o Internacional, no Beira-Rio. Mas o esquema 4-4-2, que agradou nas vitórias sobre Sport e Coritiba, ambas por 3 a 0, deverá ser mantido domingo. Andrade usou a atividade para treinar jogadas ensaiadas.
O atacante Dênis Marques, que vem se queixando de dores na coxa, não terminou a atividade e é dúvida para a partida. Já o lateral-esquerdo Juan, recuperado do problema no joelho que o afastou dos gramados por três meses, está confirmado na viagem a Porto Alegre, embora com poucas chances de ser titular. Se tiver uma chance, ele garante que estará preparado para aproveitá-la.
- Estou pronto. Venho me sentindo bem fisicamente e tecnicamente e agora é só pegar ritmo para ver como que eu irei me sair na sequência de jogos - declarou Juan.
Vasco está perto de trazer Joílson
A diretoria do Vasco poderá anunciar nesta sexta-feira a contratação do lateral-direito/volante Joílson. O jogador acertou a rescisão de contrato com o Grêmio e já negocia com os dirigentes vascaínos.
O atleta se destacou pelo América no Campeonato Carioca de 2005, sendo contratado em seguida pelo Botafogo, onde ficou até o fim de 2007. Depois se transferiu para o São Paulo, onde nunca se firmou como titular. Acabou cedido então ao Tricolor gaúcho, onde também não viveu bons momentos.
A chegada do jogador servirá para mostrar que a diretoria já começa a pensar na formação do elenco para a próxima temporada, pois a campanha na Série B mostra que, para o momento, não existe a necessidade de se reforçar o time.
Além de reforçar os profissionais, a diretoria segue montando um grupo mais forte para a disputa da Copa São Paulo de Juniores, que vai acontecer em janeiro. O clube anunciou as contratações do goleiro Gottfried Antonio Golz, que estava nas categorias de base do Grêmio, e do atacante Pedro Lucas, que chega por empréstimo da Desportiva-ES.
Goiás perde e se complica na Sul-Americana
Sem seus dois melhores jogadores, os atacantes Iarlei e Fernandão - apenas o segundo entrou em campo, na metade do segundo tempo -, o Goiás foi derrotado pelo Cerro Porteño por 2 a 0, nesta quinta-feira, em Assunção, e se complicou nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
No jogo da volta, em Goiânia, na próxima quarta, o Goiás terá de vencer por três gols de diferença para avançar direto às quartas. Um novo 2 a 0, desta vez para os goianos, levará a decisão para os pênaltis. Vitória goiana por dois gols de vantagem, mas sofrendo gols, a vaga será do Cerro Porteño.
Cerro Porteño-PAR - Barreto; Herner, Torrén e Luis Cardozo; Irrazábal, Cáceres, Britez, Recalde (Mendoza) e Julio dos Santos (González); Jorge Nuñez (Ramírez) e Nanni. Técnico: Pedro Troglio.
Goiás - Harley; Ernando, Leandro Euzébio e João Paulo; Vítor, Ramalho (Fernandão), Amaral, Fernando (Everton), Léo Lima e Zé Carlos; Felipe. Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols - Julio dos Santos, aos 7, e Herner, aos 20 minutos do segundo tempo.
Volante Makelele é contratado pelo Coritiba
O Coritiba apresentou nesta quinta-feira o volante Makelele como novo reforço para o Campeonato Brasileiro. Depois de uma passagem com pouco destaque no Grêmio, o jogador, que pertence ao Palmeiras, fechou com a equipe do Alto da Glória até dezembro de 2009 quando, se agradar, poderá abrir nova negociação para permanecer.
"No Santo André eu saía bastante e fiz muitos gols, no Grêmio também. Quem sabe aqui eu dê continuidade a esse trabalho", afirmou o jogador, que depois de amargar o banco de reservas, espera ter mais oportunidades no Coxa, se colocando imediatamente à disposição.
"Quero sempre estar à disposição do treinador e ajudar essa torcida maravilhosa. Sei que aqui tem um grupo forte e só venho agregar para colocar o time na melhor colocação possível", completou.
A chegada de Makelele foi muito comemorada pelo técnico Ney Franco, que ganha mais uma opção no meio campo, tanto para reforçar o sistema defensivo, quanto para aprimorar as saídas de bola, principal característica do reforço. "Ganhamos mais uma alternativa. Um volante que, além de marcar, sabe sair para o jogo", finalizou.
Barrichello: "É minha maior chance de ser campeão"
Rubens Barrichello segue focado em sua busca pelo título, mas mantém os "pés no chão" e não se deslumbra com seu atual momento no campeonato.
Quem confirma isto é o próprio brasileiro. Em entrevista ao site da revista "Autosport", Rubens destacou que lida apenas com cada corrida, pensa em descontar pontos de Jenson Button e se mostra satisfeito por ver a disputa "limpa" e "aberta" dentro da Brawn.
"Para mim, estou fazendo meu trabalho da forma mais clara como eu posso. Fiz o mesmo no ano passado", disse. "Não há nenhuma diferença."
"Acho que é bastante claro que nós dois recebemos ordens para executar a melhor estratégia possível para a equipe, mas vencerá a corrida e o campeonato aquele que for melhor. Estou feliz com isso."
"Hoje, seria impossível tentar fazer algo que o meu companheiro de equipe não saiba. Com toda a telemetria, com todas as conversas, é impossível fazer isso. Tudo é bastante aberto, o que é positivo."
Barrichello também destacou que repetiu várias vezes, ao longo do campeonato, que precisava de um momento para "virar" a situação e entrar de vez na briga pelo título, e apontou o GP da Europa como este momento.
"Irei para as quatro últimas corridas como iria para qualquer outra. Algum tempo atrás, eu estava com 26 pontos de desvantagem para Jenson. Eu disse que meu campeonato teria uma "virada", mas para isso eu precisaria vencer uma corrida, e eu o fiz. Então venci outra, o que foi fantástico. Só preciso tentar fazer isso novamente e manter meus pés no chão."
24 de set. de 2009
GAFE: Hino do São Paulo toca em gol do Palmeiras
Foi hilário. O gol de empate do Palmeiras contra o Cruzeiro, marcado por Diego Souza, teve como som de fundo o hino do São Paulo. Confiram.
Em jogão, Palmeiras bate Cruzeiro e segue líder
O jogo foi dramático no Mineirão na noite desta quarta-feira. Com um homem a menos em quase todo o segundo tempo, o Palmeiras suportou a pressão e venceu o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, no complemento da 25.ª rodada. O resultado deixou o clube com 47 pontos, isolado na liderança do Campeonato Brasileiro, com três pontos de vantagem sobre o São Paulo.
Além de marcar o reencontro do atacante Kléber com o Palmeiras, a partida em Belo Horizonte quebrou uma série de quatro tropeços do time de Muricy Ramalho longe do Palestra Itália. De quebra, o clube paulista chegou à marca de 97 gols na temporada - faltam só três para chegar ao centésimo gol no ano. O Cruzeiro, por sua vez, permaneceu com 32 pontos, na 13.ª posição, longe da briga pela vaga na Copa Libertadores.
Sem Edmílson, machucado, o Palmeiras demorou para ajustar a defesa e o Cruzeiro aproveitou para abrir o placar logo aos oito minutos de jogo. Henrique desviou de cabeça e deixou Thiago Ribeiro na cara do gol, totalmente livre. O atacante chutou na saída de Marcos e guardou no cantinho esquerdo.
O torcedor cruzeirense, porém, não teve nem tempo de respirar. O empate do Palmeiras chegou um minuto depois. Vágner Love foi derrubado por Henrique: falta na entrada da área. Diego Souza fez a cobrança e soltou uma bomba. A bola fez uma curva e entrou no meio do gol. "Eu bati e o Fábio não conseguiu chegar. Acho que não foi falha dele", disse o meia. O primeiro tempo foi do estilo que o torcedor gosta: bem aberto, com vários lances ofensivos.
No intervalo, Muricy tirou Robert e colocou mais um zagueiro, com a entrada de Maurício. O Palmeiras voltou mais equilibrado e aproveitou um erro do Cruzeiro para virar. Aos quatro minutos, Cleiton Xavier deixou Vágner Love na cara do gol. O artilheiro entrou na área, driblou Fábio e tocou para as redes - foi seu segundo no Brasileirão.
O Palmeiras deu a impressão de que controlaria o jogo. Mas Armero foi expulso aos oito minutos por fazer falta em Jonathan na entrada da área. Para complicar ainda mais, Wendel deixou o campo com suspeita de fratura na mandíbula e Figueroa fez sua estreia na lateral direita - os palmeirenses alegaram depois que Wendel recebeu uma cotovelada de Kléber.
A defesa do Palmeiras na etapa final foi praticamente reserva. Apenas Maurício Ramos era titular. O Cruzeiro se aproveitou do desentrosamento para impor uma pressão. Aos 25 minutos, Kléber ficou livre na cara do gol. O atacante chutou forte e Marcos deu um desviou salvador. A bola ainda tocou na trave direita.
Pela próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras encara o Atlético-PR, neste sábado, no Palestra Itália. Na partida, Cleiton Xavier não poderá atuar, suspenso com o terceiro cartão amarelo. No mesmo dia, o Cruzeiro pega o Barueri fora de casa.
Cruzeiro - Fábio; Elicarlos (Guerrón), Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício (Jonathan), Henrique e Gilberto; Kléber (Wellington Paulista) e Thiago Ribeiro. Técnico: Adilson Batista.
Palmeiras - Marcos; Wendel (Figueroa), Maurício Ramos, Marcão e Armero; Jumar, Souza, Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Maurício) e Vágner Love (Willians). Técnico: Muricy Ramalho.
Kaká e Cristiano Ronaldo marcam na vitória do Real
Um belo gol de Cristiano Ronaldo no início da partida e um gol de pênalti Kaká no segundo tempo deram ao Real Madrid uma vitória de 2 x 0 sobre um Villarreal de dez jogadores pelo campeonato espanhol nesta quarta-feira.
Ronaldo surpreendeu o time local aos dois minutos disparando pela esquerda, cortando por dentro e chutando uma bola baixa de fora da pequena área, seu quinto gol na liga em quatro jogos. O zagueiro Gonzalo Rodriguez, do Villarreal, foi expulso a dez minutos do intervalo após receber um segundo cartão amarelo por atingir Kaká no peito com um chute. Mas o brasileiro duplicou a vantagem do Real aos 28 minutos da segunda etapa, quando árbitro viu Angel Lopez interceptando com a mão um cruzamento de Marcelo.
A quarta vitória do Real Madrid em igual número de jogos deu ao time 12 pontos e o colocou ao lado do campeão Barcelona, que massacrou o Racing Santander em 4 x 1 na terça-feira graças a dois gols de Lionel Messi, um de Zlatan Ibrahimovic e mais um de Gerard Pique.
Villarreal: Diego López; Angel, Gonzalo, Godín, Capdevila; Eguren, Bruno; Cazorla (Pereira, m. 77), Cani (Marcano, m. 77); Rossi (Pires, m.66) e Nilmar.
Real Madrid: Casillas; Lass, Albiol, Sergio Ramos, Marcelo; Granero, Gago, Guti (Diarra, m. 81), Kaká (Van der Vaart, m. 75); Cristiano Ronaldo e Higuain (Raúl, m. 65).23 de set. de 2009
Copa Sul-Americana: Vitória é goleado e se complica
Depois de vencer os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro nas últimas duas rodadas, Palmeiras e Internacional, respectivamente, o Vitória foi nesta teça-feira a Montevidéu enfrentar o River Plate pela Copa Sul-americana e se deu mal. Com uma defesa fraca e sem proteção, o time baiano foi goleado por 4 a 1 e precisa de um grande resultado em casa para avançar às quartas de final.
Para se garantir diretamente na próxima fase, o Vitória precisa vencer por três gols de diferença, desde que os uruguaios não marquem nenhuma vez. Caso o placar do próximo jogo, marcado para o dia 30 de setembro, repita o desta terça-feira, a decisão da vaga será nos pênaltis. E se o River Plate marcar dois ou mais tentos, o Vitória precisa triunfar por pelo menos quatro gols de diferença.
River Plate - Dos Santos; Diego Sosa (Porta), Ronaldo Conceição, Bica e Porras; Klingender (Andrezinho), Rodríguez, Zambrana (Rizotto) e Córdoba; Sergio Souza e Puppo. Técnico: Juan Ramón Carrasco
Vitória - Viáfara; Apodi, Wallace, Fábio Ferreira e Leandro; Vanderson (Bida), Magal (Carlos Alberto), Uelliton e Leandro Domingues; Neto Berola (Nino) e Roger. Técnico: Vágner Mancini
Gols - Córdoba, aos sete minutos do primeiro tempo; Córdoba, aos quatro, Wallace, aos 20, Andrezinho, aos 35, e Rodríguez, aos 37 minutos do segundo tempo.
Renault retira processo contra Piquets e promete seguir na F-1
A Renault afirmou à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que deseja se manter na Fórmula 1 e que tomará medidas para que a polêmica sobre a armação na corrida de Cingapura do ano passado nunca mais ocorra.
A escuderia ainda retirou os processos criminais na França contra o piloto brasileiro Nelsinho Piquet e seu pai, o tricampeão mundial Nelson Piquet, por falsas acusações.
"A Renault F1 e sua montadora principal ponderaram seriamente se deveriam permanecer no esporte após o prejuízo causado à sua imagem pela conspiração, além das existentes pressões financeiras que ocasionaram a retirada de montadoras", afirmou a equipe em documento disponibilizado no site da FIA.
Jogos memoráveis: Cruzeiro 2x1 São Paulo 2000
Final da Copa do Brasil. Que jogo!
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Belletti, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Alexandre (Fabiano), Maldonado, Raí (Edu) e Marcelinho Paraíba; Sandro Hiroshi (Carlos Miguel) e França. Técnico: Levir Culpi.
CRUZEIRO: André, Rodrigo, Cris, Cléber e Sorín (Alonso); Donizete Oliveira, Ricardinho, Marcos Paulo e Jackson (Fábio Júnior); Geovanni (Müller) e Oséas. Técnico: Marco Aurélio.
22 de set. de 2009
Barça goleia e mantém 100%
O Barcelona não encontrou qualquer dificuldade para seguir com 100% de aproveitamento no Campeonato Espanhol. Nesta terça-feira, o time catalão derrotou o Racing Santander por 4 a 1, fora de casa. Com isso, lidera a competição com 12 pontos, mas pode ser alcançado pelo Real Madrid, que enfrenta o Villarreal na quarta-feira.
Autor de dois gols, o argentino Lionel Messi se tornou o artilheiro do Campeonato Espanhol, com cinco. Mesmo atuando fora de casa, o Barcelona dominou completamente a partida, tocou a bola com tranquilidade e envolveu o Racing Santander, que deu pouco ao trabalho ao goleiro Valdés.
O primeiro gol do Barcelona saiu aos 21 minutos do primeiro tempo. Messi cruzou para Ibrahimovic, que cabeceou dividindo a bola com um defensor do Racing Santander e colocou o time catalão em vantagem. Após o gol, o Barcelona passou a ser mais incisivo e Ibrahimovic acertou a trave em chute cruzado.
O segundo gol do Barcelona saiu aos 24 minutos e foi fruto de uma tabela entre Messi e Xavi. O argentino finalizou da entrada da área para ampliar. Aos 27 minutos, Ibrahimovic recebeu na grande área e tocou de calcanhar para Piqué, que apenas empurrou para as redes: 3 a 0. Antes do intervalo, o Barcelona ainda teve um gol anulado.
O Barcelona diminuiu o ritmo no segundo tempo, mas ainda chegou ao quarto gol. Aos 18 minutos, Messi driblou dois adversários e finalizou da entrada da área, acertando o ângulo do gol do Racing Santander. O time da casa diminuiu aos 27 minutos, com Serrano.
Racing de Santander: Toño; Pinillos, Morris, Henrique, Sepsi; Arana, Diop (Colsa, min 57), Lacen, Serrano; Munitis (Luis García, min 70) e Geijo (Xisco, min 57).
Barcelona: Valdes; Dani Alves, Piqué (Márquez, min 57), Puyol, Abidal; Xavi, Busquets, Keita; Messi (Inista, min 64), Ibrahimovic (Pedro, min 52) e Henry.
Árbitro faz gestos obscenos à torcida
Um dos principais árbitros da Europa, o suíço Massimo Busacca acabou sendo suspenso nesta segunda-feira por três partidas. O juiz da final da última Copa dos Campeões fez gestos obscenos aos torcedores presentes na partida ido último sábado entre Baden, da terceira divisão do país, e o tradicional Young Boys, válido pela Copa da Suíça.
Depois da partida, a Federação Suíça de Futebol decidiu punir Busacca pela má conduta após julgamento na manhã desta segunda-feira (horário de Brasília). O árbitro revoltou-se com a invasão de campo e a provocação de alguns torcedores do Baden, logo após o gol da modesta equipe em cima do grande rival, e mostrou o dedo indicador em direção às arquibancadas.
Arrependido, Busacca adotou um discurso defensivo, mas o tribunal suíço decidiu pela punição. "Eu me deixei provocar pelos insultos verbais dos torcedores e fiz um gesto nada esportivo. Isso não deveria ter acontecido", declarou o suíço.
Um dos melhores árbitros do Velho Continente, Busacca é um dos favoritos para apitar a final da próxima Copa do Mundo, caso não repita o mau comportamento até o período do Mundial na África do Sul.
Atlético-PR tem novos reforços
Novidades para o torcedor do Atlético Paranaense na reta final do Campeonato Brasileiro. Dois novos atacantes foram contratados pêra tentar uma última arrancada do Furacão na competição. O primeiro deles, Rodrigo Tiuí, já fazia testes no CT do Caju desde a última semana e foi aprovado, assinando contrato até dezembro deste ano.
O jogador, que estava no Sporting, de Portugal, passou por Santos e Fluminense e espera reencontrar o bom futebol no Brasil. "Sempre que um jogador vem para um novo time, chega com muita empolgação para ajudar. Acho que será muito bom para eu estar aqui e também para o clube. Sei da situação do time, pelo que acompanhei. Mas quero trabalhar bem e espero fazer gols para ajudar a equipe", afirmou.
Tiuí garante que está impressionado com a estrutura do Rubro-Negro, melhor até do que grandes clubes do futebol brasileiro. "É uma estrutura muito boa. Tive uma passagem pelo Santos, que também tem uma estrutura boa, mas aqui é melhor. Aqui é mais amplo, é mais bonito e mais organizado também. Fico feliz em estar em um clube assim, grande e organizado", avaliou.
Já Brasão, de 27 anos, se destacou no Atlético-GO na Série B do Campeonato Brasileiro depois de passagens por Juventus, Americano, Flamengo, Camburiense, Sal Goacar, da Índia, e Fluminense-BA. O jogador foi envolvido em uma troca com Zulu, contratado recentemente junto ao Criciúma, mas sem grandes chances do técnico Antônio Lopes.
Ronaldinho nega intenção de deixar o Milan
O brasileiro Ronaldinho Gaúcho segue lutando para voltar ao brilho de outros momentos dentro do gramado. Atacante do Milan, ele afirmou nesta terça-feira que não tem intenção de deixar o clube italiano, apesar dos rumores de que ele poderia até se aposentar, devido à extensa má fase.
Em um comunicado divulgado no site do Milan nesta terça, ele negou ter intenção de sair do Milan antes do fim de seu contrato, em 2011. Adicionou ainda que está muito feliz em jogar com as cores do tradicional time e aproveitou para responder às críticas.
Ronaldinho criticou duramente o jornal espanhol Sport, de Barcelona, que publicou que o jogador estaria pensando em se aposentar.
"Minha fonte de alegria é (e sempre tem sido) jogar futebol. Estou muito feliz no Milan e em Milão, do mesmo modo que fui feliz em todas as atividades que fiz e em todos os clubes em que joguei", afirmou o ex-jogador do Barcelona, no comunicado.
"A crítica, positiva ou negativa, é válida. Mas, tem de estar baseada em fatos reais. Publicar informações falsas é inaceitável", adicionou o atacante, que perdeu espaço no time titular do Milan e também na seleção brasileira, comandada por Dunga.
"Todos podem ficar seguros de que meu contrato com o Milan é válido até 2011 e quero respeitá-lo aquí em Milão", concluiu Ronaldinho Gaúcho.
21 de set. de 2009
Torcedor desbanca Alex na cobrança de pênalti
O atacante Alex (ex-Inter), do Spartak Moscou, foi surpreendido quando um torcedor invadiu o gramado para cobrar um pênalti durante a partida contra o Saturn, no sábado (veja o lance abaixo). O brasileiro estava pronto para bater quando o fã "assumiu a responsabilidade".
Passado o incidente, Alex, enfim, cobrou e converteu a penalidade. Ainda assim, o gol não foi o bastante, já que o Saturn marcou em seguida e garantiu a vitória por 2 a 1, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Russo.
Grêmio goleia e afunda Flu
O Grêmio não encontrou qualquer dificuldade para golear o Fluminense por 5 a 1, no Estádio Olímpico, neste domingo. Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou aos 39 pontos ganhos e passou a ocupar a quinta colocação. Já o Fluminense continua vivendo seu drama e está cada vez mais perto da segunda divisão, seguindo na lanterna da competição com apenas 18 pontos.
A vitória do Grêmio foi desenhada no primeiro tempo quando o time dirigido por Paulo Autuori marcou três gols em apenas 12 minutos e desestruturou a equipe carioca. O time gaúcho manteve a invencibilidade de mais de um ano sem perder no Olímpico. Já o Fluminense não vence fora de casa desde fevereiro e completou oito rodadas seguidas sem vitória no Brasileiro.
Na próxima rodada da competição, o Grêmio vai ao Serra Dourada encarar o Goiás. Já o Fluminense receberá o Avaí no Maracanã. Antes, o Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Alianza Atlético (Peru) em Lima, pela Sul-americana.
GRÊMIO: Victor, Thiego, Réver, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adilson (Léo), Rochemback, Tcheco (Renato) e Souza (Túlio); Jonas e Herrera
Técnico: Paulo Autuori
FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto e Paulo César (Cássio); Diogo, Urrutia, Equi Gonzalez (Marquinho) e Conca: Adeílson (Fábio Neves) e Kieza
Técnico: Cuca
Flamengo sonha ainda com Libertadores
Com três lindos gols, o Flamengo manteve vivo o sonho de alcançar um lugar entre os quatro primeiros colocados e consequente chegar à Libertadores ao vencer o Coritiba por 3 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela 25.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A dupla Adriano e Petkovic foi a protagonista da noite. O atacante chegou ao seu 13.º gol, mantendo-se empatado com o gremista Jonas na liderança da artilharia. Já o meia marcou de falta e deu a assistência para um golaço de Adriano. Com 37 pontos, o Flamengo subiu para a oitava posição. Os paranaenses permanece na 15.ª colocação, com 27 pontos, dois acima da zona de rebaixamento.
Flamengo - Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Maldonado, Aírton, Fierro (Willians) e Petkovic(Erik Flores); Denis Marques (David) e Adriano. Técnico: Andrade.
Coritiba - Edson Bastos; Rodrigo Heffner, Jéci, Dirceu e Renatinho; Jaílton (Marcos Aurélio), Leandro Donizete (Luciano Amaral), Pedro Ken e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Ariel (Rômulo). Técnico: Ney Franco.
20 de set. de 2009
Real Madrid goleia Xerez com dois de Cristiano Ronaldo
Se no último sábado o Barcelona deu show, neste domingo o Real Madrid também teve uma atuação para deixar seus torcedores esperançosos. A equipe de Kaká e Marcelo conseguiu golear o caçula Xerez por 5 a 0, gols marcados por Cristiano Ronaldo (dois), Guti, Benzema e Van Nistelrooy. Com isto o time merengue segue com 100% de aproveitamento na liderança da competição, ao lado de Barcelona e do Athletic Bilbao, todos com nove pontos.
A partida teve um gosto especial para o atacante Raul Gonzalez. O jogador não marcou gols, mas completou 523 jogos com a camisa do Real Madrid em Campeonatos Espanhóis, se igualando ao ex-zagueiro Manolo Sanchís, recordista de atuações pelos merengues entre 1983 e 2001.
O jogo - Mal começou o jogo e o Real Madrid abriu o placar. Com 50 segundos de partida, Cristiano Ronaldo recebeu na esquerda, caminhou com a bola em diagonal e chutou firme e cruzado na direita da grande área: 1 a 0. Com a desvantagem no placar, o Xerez pouco incomodou o time dos galácticos na primeira etapa. Foi apenas uma finalização, do zagueiro Aythami de cabeça aos 44 minutos.
Tamanha vantagem dos madridistas fez com que a partida adquirisse muitas vezes um ritmo de treino, onde os jogadores de branco criavam jogadas como bem entendessem. Mas gol mesmo não aconteceu, até porque o goleiro brasileiro Renan (revelado no Internacional) interveio bem, quando necessário.
Na segunda etapa, os visitantes voltaram mais ligados e mantiveram mais a posse de bola e arriscando muito mais que no primeiro tempo. Só que isto não representava que os torcedores do Real ficaram de cabelo em pé. Pelo contrário. O jogo ficou morno. Aos 23 minutos do segundo tempo, Kaká foi substituído por Guti para ser preservado fisicamente. E aos 31, Cristiano Ronaldo aproveitou cobrança de escanteio e entre os zagueiros cabeceou para o fundo das redes.
Sem sufocar o adversário, os merengues chegaram ao terceiro gol. Após passe de Cristiano Ronaldo para Benzema, o francês tentou duas vezes, furou e a bola sobrou para Guti que chutou firme para fazer o terceiro, com 35 minutos. Aos 37 minutos, Benzema se redimiu do chute errado no lance anterior: o camisa 11 recebeu passe de Van Nistelrooy, fez boa jogada individual e chutou forte para marcar o quarto gol.
E toda vez que o Real atacava, as redes balançavam. Aos 43 minutos, Ruud Van Nistelrooy mostrou seu bom e velho faro de gol. Ele recebeu passe na área e chutou firme entre as pernas de Renan: 5 a 0.
Real Madrid: Iker Casillas; Sergio Ramos, Albiol, Garay, Marcelo; Diarra, Gago, Kaká (Guti, m.69); Cristiano Ronaldo (Van Nistelrooy, m.79), Raúl (Granero, m.59) e Benzema.
Xerez: Renan; Francis, Casado (Momo, m.59), Aythami, David Prieto; Moreno (Abel, m.74), Bergantiños, Viqueira, Armenteros; Carlos Calvo e Maldonado (Antoñito, m.67).
Barcelona atropela Atlético de Madrid
O Barcelona precisou de apenas 41 minutos para construir uma goleada diante do Atlético de Madri, no Camp Nou. Ibrahimovic, Messi (duas vezes), Daniel Alves e Keita marcaram e decretaram o triunfo por 5 a 2 sobre o rival da capital, que definitivamente não faz um bom início de Campeonato Espanhol.
A fácil vitória garante ao menos momentaneamente - a rodada termina apenas no domingo - a liderança da equipe catalã, com nove pontos conquistados em três jogos. Já o Atlético segue com somente um ponto, ganho no empate com o Racing Santander, e amarga a penúltima posição da classificação.
O primeiro tento do duelo foi anotado por Ibrahimovic com dois minutos de bola rolando. O atacante sueco recebeu passe de Busquets dentro da grande área e inaugurou o marcador no Camp Nou. Messi ampliou a vantagem dos donos da casa aos 18 minutos: após receber a bola do meio-campista Xavi, ele invadiu a área e deixou o goleiro no chão antes de empurrar para o fundo da rede.
Dez minutos depois de o argentino anotar o segundo do Barcelona, os visitantes assustaram com o também argentino Máxi Rodríguez, que desperdiçou chance na área. Se o Atlético perdeu oportunidade de descontar, o lateral direito brasileiro Daniel Alves tratou logo de fazer o terceiro, aos 30, com um forte chute rasteiro de falta, capaz de derrubar novamente o arqueiro espanhol Roberto.
O Atlético então se viu diante de nova oportunidade de marcar o primeiro gol, com Forlán, sete minutos mais tarde. Totalmente livre, o atacante uruguaio tentou surpreender o goleiro Victor Valdés com um arremate de longa distância, mas pegou mal na bola. Foi mais uma deixa para Keita marcar o quarto do Barcelona na partida, ainda aos 41 minutos da primeira etapa, e tornar o resultado uma goleada.
Batido, o time de Madri finalmente chegou ao gol quatro minutos depois. Após falha da defesa, o argentino Agüero ficou cara a cara com o guarda-metas azul-grená e não perdoou. Com Forlán, os visitantes voltaram a balançar as redes aos 39 do segundo tempo e colocar pressão no adversário.
Incentivado pela possibilidade de ao menos empatar o confronto, o Atlético se lançou ainda mais para o ataque. Aos 43, Valdés salvou a meta do Barcelona e, já nos acréscimos, Messi tratou de acabar de vez com o ímpeto rival, marcando o quinto e último tento do Barcelona, após passe de Daniel Alves.
Barcelona: Valdés; Alves, Piqué (Márquez, min.75), Chygrynskiy, Maxwell, Sergio Busquets, Xavi (Iniesta, min.65), Keita, Messi, Henry e Ibrahimovic (Pedro, min.86).
Atlético de Madrid: Roberto; Peres, Ujfalusi, Pablo, Antonio López, Assunçao (Koke, min.70), Jurado, Maxi, Simao (Cléber Santana, min.57), Agüero (Sinama Pongole, min.73) e Forlán.
18 de set. de 2009
Boca Juniors está com patrocínio da LG
Show dos brasileiros na Liga da Europa
Elano, Liedson e Nilmar foram os brasileiros que tiveram mais destaque na rodada de estréia da Liga da Europa nesta quinta-feira. Os três fizeram gols e comandaram seus times nas vitórias.
Liedson faz três
O atacante Liedson foi o principal destaque dos primeiros jogos da fase de grupos da Liga Europa ao marcar os três gols do Sporting na vitória por 3 a 2 sobre o Heerenven. A partida, disputada na Holanda, foi válida pelo Grupo D da competição. O time holandês abriu o placar aos 12 minutos, com Sibon, mas o Sporting conseguiu a virada com gols de Liedson aos 17 e 40 minutos. O Heerenven ainda chegou ao empate, com Dingsdag, aos 32 minutos do segundo tempo. Mas Liedson deu a vitória ao Sporting com um gol aos 43 minutos.
Nilmar marca gol da vitória
O Villarreal estreou com vitória na fase de grupos da Liga Europa graças ao atacante Nilmar. O jogador brasileiro marcou o gol da vitória da equipe espanhola por 1 a 0 sobre o Levski Sofia, da Bulgária.
Elano balança as redes duas vezes
O volante brasileiro Elano foi a estrela da estreia do Galatasaray na Liga da Europa. Nesta quinta-feira, ele comandou a equipe turca na vitória por 3 a 1 sobre o Panathinaikos, da Grécia, marcando dois gols e dando assistência para o outro, anotado pelo tcheco Milan Baros. Salpingidis descontou para os gregos.
Edu Dracnea vem para o Santos pensando em 2010
Desde quando se desvinculou do Fenerbahce, Edu Dracena diz ter sido procurado pelos quatro grandes clubes de São Paulo. Optou pelo Santos, único que chegou com um contrato para ser assinado já, antes mesmo da recuperação de cirurgia no joelho. A preferência, porém, vem com um aviso: o zagueiro só pensa em dar tudo de si em 2010.
"Quero no ano que vem estar com força total para ajudar o Santos e voltar à seleção brasileira", comentou o defensor à Rádio Record. Em abril, o jogador foi operado pelo médico do Corinthians, Joaquim Grava, para corrigir lesão no ligamento cruzado colateral medial do joelho direito. Desde então, não jogou mais e agora espera ter sucesso no Peixe.
"Cheguei a conversar com o Palmeiras, o São Paulo e o Corinthians, por meio do (médico) Joaquim Grava. Todos deixaram as portas abertas para fazer meu tratamento e depois negociar. Mas o Santos já fez uma proposta concreta. Não pensei duas vezes, ainda mais se tratando de um grande clube conhecido mundialmente", elogiou Dracena.
Apesar de estar cauteloso quanto ao seu desempenho em 2009, o reforço santista promete estar em campo em outubro para acelerar sua readaptação ao Brasil. "A programação é estar à disposição em um mês. O pensamento é jogar uns jogos neste ano para readquirir ritmo, voltar ao estilo do futebol brasileiro para no ano que vem começar do zero, fazer a pré-temporada junto com o grupo e arrebentar."
O atleta revelado pelo Guarani atuava no futebol europeu, sempre pelo Fenerbahce, desde agosto de 2006. Depois de três anos, despediu-se da Turquia e reencontra na Vila Belmiro o técnico com quem mais teve sucesso: Vanderlei Luxemburgo, seu comandante nas conquistas do Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro de 2003 pelo Cruzeiro.
Brasil pega Equador pela Copa Davis
A bolinha vai quicar e a poeira do saibro levantar em Porto Alegre. A partir de sexta-feira até domingo, a quadra montada no Ginásio Gigantinho, construída com 100 toneladas de saibro e uma de pó de tijolo, abrigará o confronto entre Brasil e Equador, pela repescagem da Copa Davis. Ao vencedor o prêmio será a chance de retornar à elite do tênis mundial.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
16 horas - Marcos Daniel x Giovanni Lapentti
Na sequência - Thomaz Bellucci x Nicolas Lapentti
Sábado
14 horas - André Sá e Marcelo Melo x Nicolas Lapentti e Giovanni Lapentti
Domingo
16 horas - Marcos Daniel x Nicolas Lapentti
Na sequência - Thomaz Belucci x Giovanni Lapentti
HISTÓRICO DOS PAÍSES NA DAVIS
Brasil
Participações: 61
Histórico: 80 vitórias e 61 derrotas
Recordista de jogos: Tomas Koch 188 jogos
Recordista de vitórias: Tomas Koch 74 vitórias
Melhores resultados: semifinal em 66, 71, 92 e 2000
Equador
Participações: 44
Histórico: 50 vitórias e 44 derrotas
Recordista de jogos: Andrés Guzman e Nicolas Lapentti 90 jogos
Recordista de vitórias: Andrés Guzman e Nicolas Lapentti 58 vitórias
Melhores resultados: quartas de final, em 98
17 de set. de 2009
Lyon bate Fiorentina
O Lyon (FRA) estreou com vitória apertada na fase de grupos da Liga dos Campeões: 1 a 0 sobre a Fiorentina (ITA), nesta quarta-feira, em casa. O herói da partida foi Pjanic, autor do gol dos anfitriões. Com o resultado, o Lyon divide a liderança do Grupo E com o Liverpool (ING), que, também nesta quarta, bateu o Debrecen (HUN) por 1 a 0. Cada um dos clubes soma três pontos.
A partida foi dura, com poucas oportunidades para os dois lados. O Lyon foi superior no primeiro tempo, mesmo perdendo Michel Bastos aos 26 minutos por lesão, após choque com Marchionni. A situação dos franceses começou a melhorar nos acréscimos da primeria etapa, quando Gilardino foi expulso. O atacante acertou uma cotovelada em Toulalan e recebeu o cartão vermelho.
Jogador mais perigoso do Lyon, Lisandro López ganhou atenção especial da defesa adversária na etapa final. Pjanic, por outro lado, ganhou espaço para brilhar. E coube a ele marcar o gol da vitória, aos 31, após rebote do goleiro Frey.
Lyon: Lloris; Réveillere, Cris, Toulalan, Cissokho; Makoun, Kallstrom; Pjanic (Ederson, m.81); Bastos (Govou, m.26), Lisandro, Gomis (Delgado, m.70).
Fiorentina: Frey; Comotto, Gamberini, Dainelli, Gobbi; Marchionni (Santana, m.72), Donadel, Montolivo, Vargas; Mutu (Jovetic, m.58), Gilardino.
Olympiacos começa bem na Liga
O futuro time de Zico começou bem na Liga dos Campeões da Europa. O Olympiacos venceu o AZ (HOL) por 1 a 0, jogando em casa. A equipe está no Grupo H do principal torneio do continente.
O único gol da partida foi anotado por Torosidis aos 34 minutos do segundo tempo. Ele ainda foi substituido aos 40.
Zico já começa os trabalhos com três pontos na Liga dos Campeões. Ele está no mesmo grupo de Arsenal (ING) e Standard de Liège (BEL). Os ingleses venceram, de virada, a primeira partida por 3 a 2.
Olympiacos: Nikopolidis; Zewlakov, Mellberg, Papadopoulos, Raúl Bravo; Ledesma, Dudu, Torisidis (Oscar González m. 86), Zairi; Leonardo (Stoltidis m. 82), Diogo (Mitroglou m. 75).
AZ Alkmaar: Romero; Jaliens, Moisander, Moreno; Pocognoli, Holman, Mendes Da Silva (Luickx m. 71), Schaars, Martens (Lens m. 80); Dembele, El Handaoui (Pelle m. 77).
Stuttgart e Rangers empatam na rodada de estreia
Após dominar todo o primeiro tempo de sua partida de estreia nesta edição da Liga dos Campeões, o Stuttgart teve que se conformar nesta quarta-feira com um empate por 1 a 1, em casa, com o Glasgow Rangers, pelo grupo G.
A equipe alemã, treinada por Markus Babbel, foi a campo pretendendo impor forte ritmo de jogo desde o começo, e conseguiu executar bem o plano, tendo mais posse de bola e atacando muito mais do que os rivais escoceses.
As próximas partidas de Stuttgart e Rangers serão, respectivamente, contra Unirea e Sevilla, no dia 29 de setembro. A equipe espanhola lidera o grupo, com os 3 pontos conquistados na vitória por 2 a 0 contra os romenos.
Stuttgart: Lehmann; Träsch, Tasci, Delpierre, Boka; Khedira; Hilbert, Hitzlperger; Hleb (Gebhard, 67); Progrebnyak e Cacau (Schieber, 88).
Rangers: MacGregor; Whittaker, McCulloch, Bougherra, Papac; Davis, Mendes; Naismith, Thomson, Rothen; e Miller (Nacho Novo, 90).Arsenal sofre mas ganha
O Arsenal conseguiu uma virada maravilhosa na estreia da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira o time de Arsène Wenger virou, fora de casa, contra o Standard de Liège, e venceu por 3 a 2.
O primeiro tempo começou agitado. Com apenas dois minutos de jogo, a defesa do Arsenal afastou muito mal um escanteio batido pelo Standard e Mangala aproveitou para marcar. Apenas dois minutos depois, Jovanovic ampliou o placar em cobrança de pênalti. O Arsenal tentou se recuperar, mas o goleiro Bolat salvou os donos da casa. O clube inglês teve muitos desfalques nesta partida. O goleiro Mannone é o segundo reserva de Almunia. Denilson, Van Persie, Walcott, Nasri, Arshavin foram outros que não jogaram.
Ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos, Bendtner descontou para o Arsenal. Ele chutou nas pernas do goleiro Bolat e a bola entrou. Na segunda etapa veio a virada do clube inglês. Aos 33, o zagueiro Vermaelen empatou o jogo após confusão na área, apenas três minutos depois, o brasileiro naturalizado croata virou para o Arsenal. Ele recebeu cruzamento e, sozinho, dentro da pequena área marcou.
O Arsenal está no mesmo grupo de Olympiacos (GRE) e AZ (HOL).
Standard Liége: Bolat; Marcos, Sarr, Mangala, Rocha, Witsel, Carcela, Dalmat (min 80, Goreux) , De Camargo, Jovanovic (min 68, Nicaise) e Mbokani.
Arsenal: Mannone; Eboué (min 79, Sagna), Gallas, Vermaelen, Clichy, Rosicky (min 71, Ramsey), Cesc, Diaby, Song (min 79, Wilshere), Bendtner e Eduardo.Dínamo de Kiev conquista vitória; Gérson Magrão faz gol
Com um gol do ex-cruzeirense Gérson Magrão, o Dinamo Kiev venceu nesta quarta-feira o Rubin Kazan por 3 a 1, de virada e saiu na frente no Grupo F da Liga dos Campeões, que também conta com Internazionale e Barcelona.
O time russo abriu o placar aos 25 minutos do primero tempo através de uma bela cobrança de falta do meia-atacante argentino Domínguez.
A reação dos donos da casa veio na segunda etapa. Aos 26, o ex-cruzeirense Gérson Magrão mandou uma bola para a área, Milevskiy escorou e Yussuf, de cabeça, empatou. Gérson Magrão fez o gol da virada, aos 34. Ghioane cruzou, Shevchenko desviou e o brasileiro mandou a bola para as redes. Cinco minutos depois, Gusev garantiu a vitória. Em jogada de contra-ataque, ele recebeu bom passe de Milevskiy e chutou sem chances para o goleiro Ryzhikov.
Dinamo de Kiev: Shovkovskiy; Eremenko, Khacheridi, Almeida, Gérson Magrão; Yussuf, Vukojevic; Shevchenko (Betao, min.90), Ninkovic (Ghioane, min.57), Yarmolenko (Gusev, min.65); Milevskiy.
Rubin Kazan: Ryzhikov; Kaleshin, Cesar Navas, Sharonov, Ansaldi; Ryazantsev (Kasaev, min.83), Semak, Noboa, Karadeniz; Dominguez (Murawski, min.77); Bukharov.
Gol de Kuyt salva Liverpool
Dirk Kuyt marcou um gol na prorrogação do primeiro tempo e deu ao Liverpool uma vitória pouco convincente de 1 x 0 sobre o Debrecen (HUN) em sua partida de estreia na Liga dos Campeões nesta quarta-feira.
O Liverpool não estava em sua melhor forma contra o campeão húngaro e vai ter que melhorar se quiser avançar no Grupo E, que inclui Fiorentina e Olympique Lyon.
Só uma bela defesa de José Reina impediu Peter Czvitkovics de atrapalhar o Liverpool aos 30 minutos. Quinze minutos mais tarde, Kuyt aproveitou um rebote depois que o goleiro Vukasin Poleksic aparou um chute de Fernando Torres. O Liverpool começou a partida lento, mas acelerou o passo no fim do primeiro tempo, quando Poleksic fez duas defesas e frustrou Albert Riera até Kuyt conferir.
O capitão Steven Gerrard, que recebeu um cartão por se precipitar em uma cobrança de falta, desperdiçou duas boas oportunidades para o Liverpool. O Debrecen criou várias chances, mas ficou faltando uma boa finalização.
Liverpool: Reina, Johnson, Carragher, Skrtel, Insua, Benayoun (Mascherano, m.87), Lucas, Gerrard, Riera (Babel, m.79), Kuyt (Fabio Aurelio, m.90) e Torres.
Debrecen: Poleksic, Bodnar, Komlosi, Meszaros, Fodor, Kiss, Ramos (Lazkzco, m.66), Czvitkovics, Leandro, Szakaly (Feczesin, m.80), Coulibaly.
Luis Fabiano e Renato marcam e Sevilla vence
Os brasileiros brilharam nesta quarta-feira na estreia do Sevilla pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Na vitória por 2 a 0 do time espanhol sobre o Unirea Urziceni, da Romênia, Luís Fabiano fez o primeiro após passe de Renato, que marcou o segundo com assistência do próprio atacante da seleção brasileira. Graças ao triunfo em casa, o Sevilla lidera o Grupo G, somando três pontos.
Recebendo o desconhecido time romeno no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, o Sevilla teve o domínio da partida, mas encontrou dificuldades no início para vencer a marcação adversária. No entanto, mesmo com a zaga do Unirea bem postada, Luís Fabiano criou boa chance aos 28, em cobrança de falta. Kanouté também tinha chegado duas vezes, mas foi o brasileiro que tirou o zero do marcador.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, Renato avançou pela esquerda e cruzou atrás para Luís Fabiano. O passe rasteiro foi preciso para o atacante, que, da entrada da área, bateu de primeira, de esquerda. O chute saiu indefensável, indo morrer no canto esquerdo do goleiro Arlauskis. O gol prova o bom momento vivido pelo atacante, que é artilheiro das Eliminatórias e titular absoluto da seleção.
A superioridade do Sevilla continuou no segundo tempo. Inspirado, Luís Fabiano ainda devolveu a assistência de Renato para o primeiro gol. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio da direita, o atacante escorou de cabeça. A bola talvez fosse para fora, mas o ex-volante do Santos estava esperto junto à trave direita do goleiro para conferir. Também de cabeça, ele marcou e fechou o placar.
Sevilla FC: Palop; Sergio Sánchez, Squillaci, Escudé, Fernando Navarro; Jesús Navas, Zokora (Lolo, m.76), Renato, Diego Capel (Perotti, m.55); Luis Fabiano e Kanouté (Negredo, m.63).
FC Unirea Urziceni: Arlauskis; Maftei, Galamaz, Mehmedovic, Brandán; Ricardo Vilana (Onofras, m.81); Frunza, Balan (Paraschiv, m.65), Apostol, Varga (Semedo, m.73); e Bilasco.Veja os gols. Na ordem: Luis Fabiano e Renato.
Internazionale 0x0 Barcelona
A Inter de Milão e o atual campeão europeu Barcelona empataram nesta quarta-feira por 0 x 0 na estreia das equipes pelo Grupo F da Liga dos Campeões, numa partida em que nem Samuel Eto'o nem Zlatan Ibrahimovic conseguiram marcar contra suas ex-equipes.
Os dois times desperdiçaram boas chances no ataque, em um jogo que marcou o retorno de Ibrahimovic ao estádio San Siro pela primeira vez desde que trocou a Inter pelo Barça, numa transferência que envolveu a ida de Eto'o no caminhinho oposto.
A primeira chance de gol do sueco foi acompanhada por uma estrondosa vaia do público após o chute desviado do atacante.
O Barcelona reclamou de um pênalti após a bola ter batido na mão de um jogador da Inter dentro da área, enquanto o substituto Dejan Stankovic teve a melhor oportunidade para os italianos, quando um chute forte da entrada da área saiu por pouco.
Inter de Milão: Julio César; Maicon, Samuel, Lucio, Chivu, Zanetti, Motta, Muntari (Stankovic, min.62), Sneijder (Santon, min.80), Diego Milito (Balotelli, min.85) e Eto''o.
Barcelona: Valdés; Alves, Piqué, Puyol, Abidal, Touré Yaya, Xavi, Keita; Messi, Henry (Iniesta, min.77) e Ibrahimovic.16 de set. de 2009
Juventus fica no empate
A Juventus decepcionou na estreia na Liga dos Campeões e empatou com o Bordeaux por 1 a 1, nesta terça-feira, em Turim, na Itália. O resultado deixou as duas equipes empatadas na segunda colocação do Grupo A, atrás do Bayern de Munique, que derrotou o Maccabi Haifa fora de casa por 3 a 0.
Sem o meia brasileiro Diego, lesionado, os donos da casa pouco criaram no primeiro tempo. Os gols saíram apenas na segunda etapa. Aos 17, Iaquinta recebeu passe de Cannavaro, bateu sozinho e abriu o placar. Em desvantagem, o Bordeaux foi para o ataque e empatou doze minutos depois, em lance irregular. O checo Plasil recebeu, em impedimento, cobrança de falta de Gorcuff e marcou para a equipe francesa.
Nos minutos finais, a Juventus quase chegou ao gol da vitória com Marchisio, que acertou chute na trave aos 43. Já nos acréscimos, o clube italiano teve falta na entrada da área, mas a cobrança foi curta e a defesa do Bordeaux afastou.
Juventus: Buffon; Grosso, Cannavaro (Zebina, min 66), Legrottaglie, Cáceres; Tiago (Poulsen, min 81), Melo, Marchisio, Giovinco (Camoranesi, min 73); Amauri, Iaquinta.
Bordeaux: Carrasso (Ramé, min 55); Chalmé, Planus, Ciani, Trémoulinas; Fernando, Diarra; Plasil (Gouffran, min 77), Gourcuff, Wendel; Chamakh.
Bayern conquista vitória fora de casa
O Bayern de Munique teve mais dificuldades do que esperado, mas bateu o Maccabi Haifa (ISR) por 3 a 0, nesta terça-feira, fora de casa, pela estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. Van Buyten e Müller (dois) marcaram os gols do jogo, decidido apenas na segunda etapa.
A vitória deixou o time alemão na liderança isolada do Grupo A, com três pontos. Juventus (ITA) e Bordeaux (FRA), que empataram por 1 a 1, dividem a segunda posição, com um cada.
Maccabi Haifa: Davidovitch; Meshumar (Rafaelov, m.73), Teixeira, Keinan, Masilela; Boccoli, Kayal (Arbeitman, m.68); Golasa, Katan, Ghadir (Osman (m.68); e Dvalishvili.
Bayern Múnich: Butt; Lahm, Van Buyten, Badstuber, Pranjic; Muller, Tymoshchuk, Schweinsteiger; Robben (Ottl, m.77), Olic (Sosa, m.86) e Ribery (Gómez, m.64).Vitória magra do United na Turquia
Um gol de cabeça marcado por Paul Scholes no segundo tempo deu ao Manchester United uma vitória por 1 x 0 sobre o Besiktas em sua estreia no Grupo B da Liga dos Campeões, nesta terça-feira.
Os visitantes dominaram a posse de bola mas não conseguiram criar muitas chances de gol, até que Scholes aproveitou uma falha do goleiro do Besiktas Hakan Arikan para marcar o único gol da partida. Michael Carrick esteve perto de abrir o marcador para o Manchester com um chute forte aos 12 minutos que obrigou Hakan a uma grande defesa, mas a defesa do time turco conseguiu segurar a maioria dos ataques do Manchester.
Vinte minutos após o intervalo, Wayne Rooney ficou irritado ao ser substituído e jogou as chuteiras no chão com raiva. Mas o Manchester conseguiu contornar a situação com o gol de Scholes, aos 32 minutos da etapa final, após rebote do goleiro em chute de Nani que foi bem aproveitado de cabeça pelo ex-jogador da seleção inglesa.
Besiktas: Hakan Arikan; Ibrahim Kas, Sivok, Ferrari, Ibrahim Üzülmez; Serdar Özkan (Yusuf Simsek, m.59), Ernst, Rodrigo Tabata (Rodrigo Tello, m.69), Ekrem Dag, Holosko (Nihat, m. 82); Nobre
Manchester United: Foster; Evra, Vidic, Evans, Neville; Nani Anderson, Scholes, Carrick (Berbatov, m.63); Rooney (Owen, m.64), Valencia (Park Ji-Sung, m. 82)
