21 de jul. de 2009

Tragédia na F2

O jovem Henry Surtees, filho de John Surtees, campeão mundial de Fórmula 1 em 1964, faleceu neste domingo durante a segunda prova da rodada do GP Brands Hatch, válido pela Fórmula 2. O piloto não resistiu ao tratamento em Londres após a forte pancada na corrida.

O britânico de 18 anos estava guiando seu carro normalmente, quando o compatriota Jack Clarke teve uma forte colisão. No choque, o pneu do carro de Clarke acabou se encaminhando para dentro da pista e acertando a cabeça de Surtees, que ficou inconsciente no exato momento da pancada e bateu em seguida contra as barreiras de proteção do circuito.

O piloto recebeu os primeiros cuidados imediatamente e foi encaminhado ao Royal London Hospital, na capital inglesa. Contudo, no início desta noite de domingo, uma porta-voz do hospital confirmou a morte do filho de John Surtees. O pai e a mãe Jane estavam presentes no circuito durante a corrida e se encaminharam ao lado do filho para o hospital na capital inglesa.

John Surtees é o único homem na história a vencer campeonatos mundiais em duas e quatro rodas. Além do Mundial de Fórmula 1 em 1964, pela Ferrari, o ex-piloto conquistou sete vezes o Mundial de motociclismo. Henry, por sua vez, havia chegado ao pódio pela primeira vez no último sábado, quando chegou na terceira colocação na corrida de abertura da etapa de Brands Hatch.

Veja o vídeo do acidente:

A morte de Henry Surtees é a primeira mácula na ainda breve história da nova F2, que, em Brands Hatch, chegou apenas à sua quarta etapa. A categoria, extinta em 1984 para o surgimento da F3000, recebeu a chancela da FIA em 25 de julho de 2008, para que rivalizasse com a GP2 a partir deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário