13 de jul. de 2009

Galo volta a liderar no Brasil; o sonho da Libertadores ressurge

O Atlético Mineiro confirmou a boa fase e venceu o clássico contra o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela décima rodada do Brasileirão. Com a vitória, o Atlético retomou a liderança da tabela e encerrou um jejum de doze jogos sem vencer o maior rival.

A última vitória do Atlético foi em 2007, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, quando venceu por 4 a 0. De lá para cá, foram 10 vitórias do Cruzeiro e dois empates.

O time comandado por Celso Roth chegou aos 21 pontos e se isolou na ponta, superando o Internacional, que perdeu para o Atlético-PR neste domingo. Já o Cruzeiro, que entrou em campo com time reserva visando a decisão da Libertadores, se manteve com 10 pontos, perto da zona de rebaixamento.

O Atlético Mineiro começa a sonhar com sua vaga à Copa Libertadores da América. A última vez em que isso ocorreu foi no ano 2000. Junto do clue mineiro, que havia sido vice-campeão brasileiro do ano anterior, classificaram-se o Palmeiras (Campeão da Libertadores de 1999), o Corinthians (Campeão do Brasileirão de 99), o Juventude (Campeão da Copa do Brasil) e o Atlético Paranaense (Campeão da Seletiva Pré-Libertadores). Na oportunidade, o Atlético Mineiro ficou na segunda posição do grupo 8, o qual teve o Bolívar (BOL) como primeiro, além do Bella Vista (URU) e Cobreloa (CHI) eliminados. Nas oitavas, o time encarou o Atlético-PR e se classificou nos pênaltis. Já nas quartas-de-final, o Galo caiu para o Corinthians. Que situação! Vice-campeão contra o próprio Corinthians no ano anterior. Contudo, mesmo com a grande investida dos brasileiros no torneio, o Boca Juniors (ARG) sagrou-se campeão em cima do Palmeiras na final. Então, depois de nove anos, que Celso Roth coloque novamente o tão tradicional clube mineiro na competição continental. A possibilidade é muito grande.

Cruzeiro: Andrey; Jancarlos, Neguete, Vinícius, Diego Renan; Elicarlos, Fabrício; Fabinho (Anderson Uchôa), Athirson; Thiago Ribeiro (Wanderley) e Zé Carlos. Técnico: Adílson Batista.

Atlético-MG: Aranha; Marcos Rocha (Alesssandro), Werley, Welton Felipe, Jonílson, Thiago Feltri, Renan (Serginho), Márcio Araújo, Diego Tardelli, Júnior (Evandro), Éder Luís. Técnico: Celso Roth.

Gols - Júnior, aos 39, Alessandro, aos 43 minutos do primeiro tempo. Éder Luís, aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Elicarlos (Cruzeiro); Marcos Rocha, Márcio Araújo, Renan (Atlético-MG).
Cartão vermelho - Zé Carlos (Cruzeiro).
Árbitro - Paulo César Oliveira (SP/Fifa).
Renda - R$ 424.612,23.
Público - 22.583 torcedores.
Local - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário