26 de jul. de 2009

Brasil de vôlei volta ao topo com novatos

O fim do último ciclo olímpico não foi como os brasileiros sonharam. Após sete anos subindo ao lugar mais alto do pódio, a seleção masculina de vôlei passou 2008 em branco - o pior ano na 'era Bernardinho'. Com a nova geração, a equipe retomou o caminho do topo com a conquista da Liga Mundial, neste domingo.

O título foi conquistado com uma vitória sobre a anfitriã Sérvia, que pela terceira vez vê o Brasil frustrar seu sonho de conquistar o troféu da competição anual. Ainda como Iugoslávia, o time europeu perdeu sua primeira final em 2003. Dois anos mais tarde, nesta mesma Beogradska Arena, Sérvia e Montenegro sofreu novo revés na decisão e ficou com a prata.

Com apenas cinco remanescentes da equipe que conquistou a prata olímpica nos Jogos de Pequim - Giba, Rodrigão, Escadinha, Murilo e Bruninho -, o Brasil parece ter sentido menos os efeitos imediatos de um processo de renovação. Os novatos corresponderam quando acionados e deram o oitavo título da Liga ao time verde-amarelo, que igualou o número da Itália, maior vencedora.

Em 2008, Bernardinho teve seu pior ano desde que assumiu a seleção masculina, em 2001. Às vésperas da Olimpíada, o Brasil fracassou em casa na Liga Mundial. Com a fase final disputada no Rio de Janeiro, a equipe perdeu para Estados Unidos na semifinal e para Rússia na disputa de terceiro lugar e ficou fora do pódio pela primeira vez sob o comando do treinador.

Em Pequim, a seleção brasileira reencontrou seu maior algoz recente na disputa pelo ouro olímpico. E a nova vitória norte-americana - comandada pelo veterano levantador Lloyd Ball e pelo oposto Clayton Stanley - encerrou um vitorioso ciclo com a prata.

A redenção de 2008 poderia ser na Copa América, torneio de baixo nível técnico e que foi disputado em Cuiabá (MT). Mas o Brasil caiu diante dos cubanos, que já contavam com o jovem Leon, de apenas 15 anos - uma das sensações da fase final desta Liga Mundial 2009.

O último título que a seleção brasileira havia conquistado ocorreu em dezembro de 2007. Com uma vitória por 3 a 1, de virada, sobre o Japão, os comandados de Bernardinho levaram o bi da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário