17 de ago. de 2009

Uma lenda

Desde que cravou pela primeira vez o recorde mundial dos 100 metros rasos, em maio de 2008, Usain Bolt já melhorou sua própria marca em 14 centésimos de segundo. Para cumprir seu objetivo de se tornar uma "lenda" do atletismo, porém, ele quer seguir em evolução até chegar ao que considera o tempo mínimo que um homem pode levar para percorrer a distância: 9s4.

Neste domingo, Bolt se tornou o atleta a baixar o recorde dos 100 m com a maior margem da história - sua antiga melhor marca, de 9s69, havia sido anotada nas Olimpíadas de Pequim, enquanto que a do Mundial de Berlim foi de 9s58. Mesmo assim, o jamaicano ainda não atingiu o status de "lenda" do esporte, segundo suas próprias palavras: "Estou chegando lá, mas não acho que possa fazer isso em duas temporadas. Tenho que continuar assim ano após anos".

Se "assim" quiser dizer quebrar um recorde mundial a cada 12 meses, qual o limite para o atual campeão olímpico? "Acredito poder completar em 9s4, porém acho que o mundo para em 9s4", respondeu o próprio, em entrevista coletiva depois de superar o rival norte-americano Tyson Gay.

Com tantos feitos em apenas dois anos de competições em alto nível na prova mais nobre do atletismo, Bolt garante não entrar nas pistas pensando em conseguir o melhor tempo da história, o que seria, para ele, apenas uma consequência. "Estou simplesmente feliz porque venci. Para mim, 9s5 é definitivamente uma coisa grande. Estou orgulhoso, porém nunca começo a competir pensando nisso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário