A partida entre Atlético-MG e Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, importante na definição de posições na parte de cima da tabela de classificação do Brasileiro, tem uma atração adicional: o "duelo" entre os seus treinadores. Celso Roth e Muricy Ramalho, que comandavam Grêmio e São Paulo, travaram um confronto direto, ano passado, na busca pelo título do Campeonato.
Na temporada passada, o atual treinador atleticano, Celso Roth levou o time gaúcho à liderança do Brasileirão por 18 rodadas, chegando a abrir 11 pontos em relação ao São Paulo. Em uma arrancada fulminante, o Tricolor paulista, sob a direção de Muricy Ramalho, tirou a diferença de pontos e se sagrou tricampeão brasileiro.
Apesar da conquista do título pelo time paulista, nos dois confrontos diretos entre São Paulo e Grêmio, válidos pelo Campeonato Brasileiro de 2008, Celso Roth levou a melhor nas duas ocasiões. No primeiro jogo, o Grêmio venceu por 1 a 0, no Morumbi, em São Paulo, na estreia das duas equipes no Brasileirão. No segundo turno, o placar se repetiu, mais uma vez a favor do time gaúcho, que jogou em casa na ocasião.
"Ano passado tive uma certa vantagem sobre o Muricy. Não com o título, mas nos confrontos diretos. Mas ele foi mais feliz, pois ficou com o título", lembrou Celso Roth, que deseja sorte ao companheiro de profissão, mas depois da partida desta quarta-feira, no Mineirão. "O treinador que fez o São Paulo tricampeão saiu, mas foi para outro grande clube. Que ele seja feliz, mas não contra a gente", acrescentou.
Apesar de ter perdido o título para o São Paulo, o Grêmio manteve Celso Roth para a disputa da Libertadores, competição na qual o Tricolor gaúcho teve a melhor campanha na fase de classificação. Isso não foi suficiente para garantir a permanência do treinador, que não resistiu à má campanha no Estadual, embora a prioridade tenha sido dada ao certame internacional. Depois de perder um Gre-Nal decisivo, ele foi dispensado.
Já Muricy Ramalho, que levou o São Paulo ao tricampeonato brasileiro, comandou o Tricolor pela última vez, em 13 de junho, no Campeonato Nacional, no empate com o Santo André, em 1 a 1, pela sexta rodada. Mas o último jogo dele à frente do Tricolor foi na derrota para o Cruzeiro, por 2 a 0, que eliminou o time paulista nas quartas-de-final da Libertadores, em 18 de junho. Na noite seguinte, Muricy acertou em reunião com o presidente Juvenal Juvêncio sua saída após três anos e meio no clube.
O jogo da noite desta quarta-feira será o primeiro confronto direto entre os dois treinadores, em 2009. E a partida desta quarta-feira vale pela disputa pelas primeiras colocações. O Palmeiras, de Muricy Ramalho lidera a competição, com 35 pontos. Já o Atlético, de Celso Roth, que chegou a liderar o campeonato em parte do primeiro turno, está na terceira colocação, com 31 pontos, mas tem um jogo a menos do que a equipe paulista e dois a menos do que o segundo colocado, o Goiás.
12 de ago. de 2009
Campeão e vice se encontram
Marcadores:
atlético mineiro,
campeonato brasileiro,
celso roth,
grêmio,
muricy ramalho,
palmeiras,
são paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário