Trio ofensivo decidiu para o Grêmio
O Grêmio venceu o Náutico por 3 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou a invencibilidade do Timbu na competição, que caiu para o quinto lugar. Com os jogos do fim de semana, os pernambucanos podem despencarem, até, cinco posições. Já o Grêmio subiu para o sexto lugar e também pode perder várias colocações dependendo dos resultados.
Agora, as duas equipes terão dez dias sem partidas oficiais. Elas só entram em campo na sexta rodada da competição em 14 de junho. Ambas atuarão fora de casa. O Grêmio contra o Fluminense e o Náutico diante do Atlético-MG.
Os gremistas vinham de derrota, por 1 a 0, para o Vitória, no Barradão, em Salvador. Para a campanha do time, os três pontos eram vitais, já que começou a rodada em 13º lugar, fora da zona de classificação à Sul-Americana.
No primeiro tempo, o Náutico explorou os contra-ataques, colecionando duas importantes chances de gol. O Grêmio até detinha a posse de bola, mas não encontrava soluções ofensivas para abrir o placar. Até que Alex Mineiro encontrou Souza, aos 36 minutos, e este fez o 1 a 0.
Na segunda etapa, o Náutico teve boas chances nos primeiros minutos, mas o Grêmio soube segurar os ataques adversários, controlou a partida, e, com Maxi Lópéz, ampliou para 2 a 0, e, com Souza, para 3 a 0. Joílson ainda foi expulso no final do jogo, complicando a vida de Paulo Autuori que já não poderá contar com Ruy. Réver também está suspenso.
Foi um bom jogo da equipe tricolor. Mais que isso, houve belas atuações do trio ofensivo do Grêmio: Souza, Maxi López e Alex Mineiro. Os dois primeiros nem precisa comentar; marcaram gols que deram a vitória. Mas vale exaltar a tão aguardada boa participação de Alex Mineiro, que vinha sendo muito criticado, porém, com a suspensão de Jonas, garantiu sua vaga no time titular. E não deu vexame: fez as assistências para os dois gols de Souza. É um jogador que precisa de confiança, de partidas para melhorar. No esquema do Celso Roth, ele chegava a ficar sozinho no ataque. Ontem ficou claro que o 'careca' sabe conduzir a bola e distribuir o jogo. Com Souza, fizeram ótimas jogadas na meia cancha gremista. O que os gremistas devem lamentar é a expulsão de Joílson. O lateral seria titular do próximo jogo se não tivesse sido suspenso. É um ótimo ala, penetra fácil e cruza muito bem. Aliás, foi Joílson que alçou a bola na área para o gol de cabeça de Maxi López.
O esquema 3-5-2 foi utilizado no Grêmio pela última vez na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico no Olímpico. O técnico Paulo Autuori confirmou que a partir do jogo contra o Fluminense, dia 14, no Maracanã, o esquema será o 4-4-2.
- Não será apenas porque o Réver cumprirá suspensão, mas porque acredito que esse é o melhor esquema. O 4-4-2 permite mais variações no meio-de-campo. Posso usar um quadrado, ou um losango, ou uma linha de quatro. A mudança virá para ficar, pois terei tempo para treinar - disse Autuori.
Ele adiantou que Adilson e Túlio atuarão à frente da zaga e Tcheco e Souza serão os articuladores. Para a lateral direita, Autuori terá de recorrer a uma improvisação - o volante Makelelê -, já que Ruy recebeu o terceiro cartão amarelo e Joílson, o vermelho.
Souza
O Grêmio terá dificuldades para manter Souza em seu elenco. Isso porque o Paris Saint-Germain, da França, recebeu uma proposta oficial do Fluminense pelo meia, autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico pelo Brasileiro.
O Grêmio enviou Luis Onofre Meira, assessor de Krieger, para fechar a transação. Souza, por sua vez, já admitiu que gostaria de permanecer no clube gaúcho, mas seu futuro depende totalmente dos franceses.
Grêmio - Marcelo Grohe; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy (Joilson), Adílson, Souza, Tcheco e Fábio Santos; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.
Náutico - Eduardo; Vágner, Gladstone e Negretti (Júnior); Galiardo, Ailton (Dinda), Johnny, Eduardo Eré e Anderson Santana (Anderson Lessa); Carlinhos Bala e Gilmar. Técnico: Waldemar Lemos.
Árbitro - Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ).
Renda - R$ 135.487,50.
Público - 9.215 pagantes (10.793 no total).
Local - Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:
Postar um comentário