24 de jun. de 2009

Em busca do Tri

Um dos melhores jogos do ano. Nem sei se pela qualidade técnica ou por sua competitividade, mas Cruzeiro e Grêmio iniciam hoje, às 21h50, no Mineirão, o confronto brasileiro pelas semifinais da Taça Libertadores. Na busca por vaga na final, os mineiros não esperam nada mais do que manter o atual retrospecto em casa na competição internacional.

Contra os gaúchos, o Cruzeiro defende aproveitamento de 100% no Mineirão. Em cinco jogos, foram cinco vitórias. "Cada jogador tem de pensar assim. Incorporar aquele espírito que mostramos contra o São Paulo, todo mundo correndo, todo mundo se ajudando", diz o atacante Kléber. "Se a gente fizer isso, tenho certeza que temos grandes chances de ser campeões", acredita.

Os jogadores do Cruzeiro ressaltam a importância de não sofrer gol em casa. "Com um equilíbrio defensivo, todos se ajudando, você pode conquistar uma boa vitória. É ruim sofrer gol dentro de casa. Pode complicar para o segundo jogo", destaca o zagueiro Leonardo Silva.

Já o Grêmio terá de provar que tem méritos na boa campanha até agora, contra adversários de menor tradição, e superar as históricas dificuldades que costuma enfrentar no Mineirão, onde não vence o adversário há 11 anos. A própria torcida demonstrou que não tem plena confiança no potencial do tricolor, já que o time foi mal no Campeonato Gaúcho, está patinando no Brasileiro e sofreu para eliminar o Caracas e avançar na Libertadores.

Apesar da cautela dos torcedores, os diretores, o técnico Paulo Autuori e os jogadores acreditam que o Grêmio vai crescer justamente por encarar um jogo decisivo. "Tradição todos têm. O resultado será determinado pelo que cada um fizer em campo", afirma Autuori. O técnico não tem problemas para escalar o time. Fora o goleiro Victor, na seleção, todos os titulares estão liberados. O atacante Alex Mineiro vai jogar.

A equipe celeste e o Tricolor gaúcho se encontrarão pela quarta vez em confrontos eliminatórios. Nas três disputas anteriores, o Cruzeiro sempre levou a melhor. Foi assim na Taça Brasil, em 1996, na Copa do Brasil, em 1993, e na Copa Libertadores de 1997. Nas três ocasiões, o time mineiro se sagrou campeão dessas competições.

Além da Copa do Brasil conquistada em 1993, quando passou pelo Grêmio, o Cruzeiro conquistou a segunda mais importante competição nacional outras três vezes: 1996, 2000 e 2003). O Tricolor gaúcho também foi campeão da Copa do Brasil em quatro ocasiões: 1989, 1994, 1997 e 2001.

Cruzeiro e Grêmio se enfrentam pela 50ª vez na história. Os celestes levam a melhor no confronto. São 24 vitórias, 13 empates e apenas 12 vitórias tricolor. Foram marcados 106 gols: 41 do Grêmio; 65 do Cruzeiro. No ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, cada equipe venceu em seus domínios. No Olímpico, o time de Celso Roth bateu por 1 a 0, com gol do lateral Paulo Sérgio (foto). Já no Minierão, a Raposa goleou por 3 a 0. Guilherme, Jonathan e Wagner (foto) marcaram.

Os times prováveis:

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Elicarlos, Marquinhos Paraná, Henrique e Wagner; Kléber e Wellington Paulista.

Grêmio: Marcelo Grohe, Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adílson (Rafael Marques), Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López.

Campanha das equipes na Libertadores:

Grêmio
7 vitórias
3 empates
0 derrotas
17 gols marcados
3 gols sofridos

Cruzeiro
8 vitórias
1 empates
1 derrota
16 gols marcados
7 gols sofridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário