7 de mai. de 2009

Superação! Barça vai à Roma

Foi uma bela semifinal de Liga dos Campeões da UEFA. Diferentemente da outra semifinal, em que o Manchester United passou facilmente pelo Arsenal, Chelsea e Barcelona fizeram dois grandes duelos, tanto no Camp Nou como ontem no Stamford Bridge. Com um gol milagroso de Iniesta, aos 48 do segundo tempo, o Barcelona arrancou o empate do time londrino, o que, pelo gol qualificado fora de casa, põe o Barça na finalíssima da competição que será disputada em Roma dia 27 de maio, no Stadio Olímpico.

As duas partidas, de ida e volta, se equivaleram. No Camp Nou, o Barça criou várias oportunidades parar marcar. No Stamford Bridge, apesar de dominar o jogo quanto à posse de bola, não finalizava a gol. Já o Chelsea chegava com perigo à meta de Victor Valdés. Em dia de um Messi pouco inspirado, Puyol suspenso e Henry machucado, o time do técnico Pep Guardiola começou pressionando, mas sem objetividade. A resposta veio rápida. Aos 9 minutos do primeiro tempo, Essien, após a zaga catalã afastar, desferiu um chute fortíssimo de pé esquerdo que bateu no travessão e entrou, abrindo o placar, 1 a 0. Golaço! Durante o primeiro tempo, as grandes chances foram dos ingleses. O juiz não marcou um toque de mão de Piqué dentro da área, no segundo tempo. Pênalti não marcado para o Chelsea. Mas o time catalão não tinha nada que ver com isso. Doce ironia do destino, o único chute na meta de Peter Cech, aconteceu o gol da classificação. Aos 48, Iniesta recebeu passe de Messi e, sem dominar, chutou a gol empatando o jogo, 1 a 1. Euforia geral dos torcedores do Barcelona e de todos os jogadores. O gol fora de casa levou o Barça à Roma, palco da final da Liga dos Campeões da UEFA.

Eric Abidal foi expulso - em lance polêmico - e Daniel Alves recebeu o terceiro cartão amarelo, ou seja, os dois estão fora do duelo contra o Manchester.

Ao final da partida, e na repercussão dela, o árbitro Tom Henning Ovrebo foi muito criticado pela imprensa inglesa. As principais acusações foram direcionadas a cinco supostos pênaltis não marcados durante o jogo. Um toque de mão de Piqué, após tentativa de drible de Anelka: pênalti. Outro toque, dessa vez no braço, de Eto'o após chute de Ballack aos 50 do segundo tempo: não ficou muito clara a penalidade. Além de outros três em jogadas indivuais. Malouda, ainda no primeiro tempo, teria dado um drible em Daniel Alves, dentro da área e na linha de fundo. Ovrebo marcou falta fora da área. Em outro lance, Drogba teria sido agarrado por Abidal quando tentava se aproximar de Valdés: pênalti. Na última reclamação, o atacante marfinense foi derrubado por Yaya Touré: não vi pênalti e, se foi, aconteceu fora da área. O erro a favor do Chelsea foi a expulsão de Abidal em lance que Anelka cai sozinho em direção ao gol. Mesmo assim, os ingleses ficaram loucos com o árbitro norueguês. No último lance (do suposto toque de mão de Eto'o), Ballack corre junto do juiz inconformado, cobrando a penalidade. No apito final, mais reclamações por parte dos jogadores do Chelsea e muita comemoração dos espanhóis. Choros dos dois lados.

Messi: "O Barcelona mereceu a vaga na final. O resultado foi justo. Depois de tanto buscar essa vaga, conseguimos. Foi muito difícil, com muito sofrimento, mas merecíamos esta final."

Bosingwa: "Não sei se ele é um árbitro ou um ladrão. Esse juiz não poderia apitar mais nenhuma partida."

Graham Poll (ex-árbitro inglês): "Ele (Ovrebo) teve que deixar a Inglaterra escoltado pela polícia. Isso é uma desgraça."

Guus Hiddink: "Pior arbitragem que eu já vi na minha vida."

Chelsea: Cech, Bosingwa, Alex, Terry e Ashley Cole; Essien, Ballack, Anelka, Lampard e Essien; Drogba (Belletti).

Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Touré e Abidal; Busquets (Bojan), Xavi e Keita; Messi, Eto'o (Sylvinho) e Iniesta (Gudjohnsen).

Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR)
Local: Stamford Bridge
Público: 42.000 espectadores

Confira o jogão! Detalhes:
1. Pep Guardiola correndo para comemorar o gol junto aos jogadores
2. Ballack cobrando o pênalti ao árbitro

Nenhum comentário:

Postar um comentário