foto: site grêmio
Era o dever do Grêmio derrotar o Boyacá Chicó diante de sua torcida no estádio Olímpico ontem à noite. Goleada por 3 a 0 e a garantia da melhor campanha da Taça Libertadores da América.Com isso, o tricolor encerra sua participação na fase classificatória do torneio somando cinco vitórias e um empate no Grupo 7, ou seja, 16 pontos. Além do time gaúcho, o Universidad de Chile levou um sufoco mas conseguiu derrotar os bolivianos do Aurora por 2 a 1, em Cochabamba (BOL) - a equipe boliviana não somou qualquer ponto nas seis partidas disputadas. Já o time chileno se classificou para as oitavas-de-final com 10 pontos ganhos contra 9 do Boyacá.
Os gols da vitória gremista foram anotados por Souza, duas vezes, e pelo zagueiro Léo. Ainda na partida, houve um pênalti para os colombianos. Na primeira oportunidade, foi convertido, mas o árbitro Jorge Larrionda mandou repetir a cobrança. Na segunda vez, o goleiro Víctor defendeu levando a massa à loucura. O Grêmio tem a melhor defesa da competição; levou apenas um gol. Também possui o ataque mais positivo com 11 gols.
Campanha incontestável: isso é verdade. O Grêmio superou as expectativas e terminou em primeiro na classificação geral. Mas há muito a melhorar. O time entrou num grupo muito tranquilo com clubes de pouca expressão. Ontem, contra o Boyacá, não jogou bem o segundo tempo levando, por vezes, alguns sustos. Essa próxima fase eliminatória é perigosa mas tem mais a cara do tricolor gaúcho. Pelos cálculos, o adversário das oitavas está entre Defensor, do Uruguai, e San Martín, do Peru. Veremos o primeiro grande teste para os gremistas.
Grêmio: Víctor; Leo, Rafael Marques, Réver, Ruy, Adilson, Tcheco (m.71, Sergio Orteman), Souza, Fabio Santos (m.83, Jadilson), Jonas e Maxi López (m.67, Alex Mineiro).
Boyacá Chicó: Velásquez; Pedro Pino, Palacios, Juan Tejera (m.45, Winston Girón), Mario García, Madera, Núñez, Yhonny Ramírez, Miguel Caneo, Anthony Tapia (m.68, Michael Rada) e Marco Pérez (m.84, Luis Durán).
Público: 34.974 torcedores no estádio Olímpico Monumental
Campanha:
Grêmio 0x0 Universidad de Chile - 25 de fevereiro no estádio Olímpico, Porto Alegre
Boyacá Chicó 0x1 Grêmio - 11 de março no estádio La Independencia, em Tunja (COL)
Aurora 1x2 Grêmio - 25 de março no estádio Félix Capriles, em Cochabamba (BOL)
Grêmio 3x0 Aurora - 7 de abril no estádio Olímpico, em Porto Alegre
Universidad de Chile 0x2 Grêmio - 15 de abril no estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Grêmio 3x0 Boyacá Chicó - 28 de abirl no estádio Olímpico, em Porto Alegre
Repercussão
A consolidação da melhor campanha pelo Grêmio foi notícia no mundo inteiro:
El Mercurio, do Chile: o diário chileno preferiu valorizar a suada vitória de "La U" contra o Aurora, na Bolívia, por 2 a 1 e, por consequência, a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores. Mesmo assim, o jornal parabenizou o Grêmio pela primeira colocação no geral do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário