13 de abr. de 2009

Clássicos, grande jogos

Um final de semana (de páscoa) recheado de bom futebol nos campeonatos regionais pelo país. Destacarei os jogos que eu vi ou que, pelo menos, olhei os melhores momentos.


Corinthians 2x1 São Paulo - bom jogo no Pacaembu. O São Paulo atuou no 3-5-2, tendo Júnior Cesar e Arouca como alas e Jorge Wagner de meia-armador. Para superar os três defensores são-paulinos, o técnico Mano Menezes escalou o timão no 4-3-3, com Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo na frente. Nesse confronto de ataque contra defesa, quem se deu melhor foram os volantes corinthianos Elias (que jogou muito) e Cristian que garantiram a virada alvi-negra. Por sinal, o gol de Cristian (foto) aconteceu faltando 15 segundos pra terminar a partida, fazendo a fiel enlouquecer literalmente. O zagueiro Miranda, do São Paulo, havia aberto o marcador na primeira metade do primeiro tempo. Gostei da ousadia de Mano Menezes pois montou um esquema que, no meio campo, favorecia a troca de passe com qualidade e teve ainda os "baixinhos" ligeiros como ponteiros na partida. Resultado justo. O jogo de volta das semifinais, no Morumbi, acontecerá no próximo domingo às 16h.

Juventude 0x2 Caxias - é uma recuperação do Caxias impressionante. Uma vitória no Alfredo Jaconi que leva o time à final da Taça Fábio Koff para enfrentar o Inter. Talvez a goleada feita em cima do Grêmio, por 4 a 0, na última rodada da fase de grupos, e a filosofia do técnico Argel deram outro ânimo aos jogadores. Pois foi assim que ficou resumido o clássico da serra: bastante ânimo de um lado; pouco do outro (e briga de toda a parte). Marcos Denner abriu o placar no começo do segundo tempo e Julio Madureira encerrou a contagem com um belo gol de cobertura já no final do jogo.

Flamengo 1x0 Fluminense - fiz questão de ver a reprise desse jogo no Marcanã. Aliás, o estádio recebeu ontem 72 mil pessoas para assistir ao clássico. A festa estava bonita realmente. Clássico que de Fla-Flu não teve muita cara não. Parecia mesmo um Gre-Nal tamanha era as disputas ríspidas de bola, o placar magro, a raça dos dois times, enfim. A partida teve uma constante: o Flamengo, que atuou muito bem no 4-5-1, apesar de eu não o preferir para o time. Cuca não consegue me convencer, uma vez que escala quatro volantes (Aírton, Willians, Ibson e Kléberson). Era melhor optar por um companheiro de Josiel na frente e essa opção tem nome: Emerson (bom jogador, pelo pouco que tenho visto). Já o Flu me decepcionou, ou melhor, o Parreira pensou mal a equipe. Jogou com Jaílton e Welligton Monteiro como volantes e o Conca perdido na armação o que resultou na não ligação correta da defesa ao ataque. As melhores chances do tricolor foram em bolas paradas. Diguinho fez falta ontem por causa do seu passe qualificado. Juan fez o único gol do jogo numa falha do goleiro Fernando Henrique que se redimiu em outros lances e livrou o Fluminense de uma goleada.

Santos 2x1 Palmeiras - nos primeiros minutos parecia que o Palmeiras sairia com o resultado positivo, mas jogar na Vila Belmiro é complicado. Keirrison, artilheiro da competição, fez o primeiro gol para o verdão. Logo em seguida, Kléber Pereira, após escantei cobrado por Triguinho, finalizou para o fundo das redes do goleiro Marcos, 1 a 1. O segundo tempo prometeu ser melhor; e foi, só que para o Santos. O jovem talento santista Neymar (foto) recebeu a bola, de costas para o gol, limpou a jogada para seu pé direito e, de fora da área, chutou no canto da goleira. Belo gol, pois Marcos nem se mexeu. Há de se ter calma com Neymar, pois o garoto tem apenas 17 anos, mas é notável que ele é diferenciado. 2009 será o ano de seu amadurecimento no futebol profissional. O Santos leva a vantagem de empatar no próximo jogo no Palestra Itália.

Vasco 0x4 Botafogo - Essa partida não tem muito o que se falar. Ou melhor, há sim uma só coisa a dizer: o Botafogo foi muito superior. Aos olhos de 70 mil torcedores no Marcanã, Vasco e Botafogo entraram na semifinal da Taça Rio vivendo momentos distintos. Enquanto o time de São Jaunuário vinha de uma campanha perfeita, com 100% de aproveitamento e vitórias convincentes nos dois clássicos, o time de General Severiano, campeão do primeiro turno, atravessava um momento de irregularidade, sendo apontado como motivo o relaxamento por já estar na decisão do Campeonato Carioca.Porém neste sábado, a gangorra alvinegra voltou a subir, e bem alto, com a goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, que está eliminado da competição. O destaque do jogo foi o meia Maicosuel, que infernizou a defesa cruzmaltina e, com os dois gols que marcou, alcançou a artilharia isolada do Carioca, com 12 gols. Thiaguinho e Gabriel completaram o placar.

Fotos: Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário