Foi com certeza uma quarta-feira de muito futebol no Brasil. Tivemos Taça Libertadores, Copa do Brasil e até mesmo o começo do segundo turno no Gauchão 2009, nomeado Taça Fábio Koff.
Só pra não deixar passar, o Brasil de Pelotas enfrentou ontem o "Interzinho" de Santa Maria e voltou a perder no campeonato regional, dessa vez pelo placar de 3x2, fora de casa. Vida difícil do Brasil.
Mas voltando ao cenário nacional, começemos pela Libertadores da América em que quero ressaltar a segunda vitória do Sport Recife na competição. O time comandado por Nelsinho Baptista vai chegar longe, revivendo o ano de 2003 quando o Paysandu chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo Boca Juniors. No primeiro jogo, contra o Colo-Colo (no Chile), o time de Recife venceu com maturidade, postura não tomada pelo Palmeiras que foi pisoteado em casa para esse mesmo time, com grande atuação de Lucas Barrios. Agora a vítima da vez foi o atual campeão da América, a LDU. O placar foi 2x0 pro Leão na Ilha do Retiro. No esquema 3-5-2, o Sport tem feito ótimas partidas. Destaques para a zaga formada por Igor, César e Durval; para o armador experiente Paulo Baier (foto); e o atacante Ciro (jogador estilo Jonas do Grêmio). O Sport é líder do Grupo 1 com 6 pontos e encaminha sua classificação à próxima fase com tranquilidade, mas sobretudo com competência do seu treinador que não abre mão dos DOIS atacantes na frente, diferente de outros por aí...
No outro jogo dos brasileiros na Libertadores, o Cruzeiro foi até a Bolívia, numa altitude de 2.800 metros e venceu o Deportivo Sucre por 1x0, gol do ex-são paulino Thiago Ribeiro. O time tem 7 pontos em três jogos. Até aí tudo bem. O problema é o número de cartões vermelhos que o técnico Adílson Baptista não está conseguindo administrar. Ontem novamente a principal contratação do Cruzeiro no ano, o atacante Kléber (foto à esquerda), foi expulso em um lance totalmente infantil, no qual ele atingi, com seu calcanhar, o rosto do adversário. São três jogos e 4 expulsões da equipe da Toca da Raposa, a segunda de Kléber. A diretoria irá multá-lo por tal atitude. Engraçado foi ouvir da boca do atacante, antes do jogo, que a equipe precisaria de inteligência para vencer os bolivianos no estádio Olímpico Pátria. Quanta ironia hein seu Kléber.Como meu colega Bruno Pantaleoni já fez a ressalva da vitória colorada ontem no Beira-Rio, falarei das estreias na competição do Flamengo e do Corinthians na Copa do Brasil.
Vamos lá então! Vi o final do jogo do Flamengo ontem. Um dos times que mais gozam da minha simpatia. Nem vou comentar o placar de 5x0 sobre o Ivinhema-MS e sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Brilhante atuação do meia Zé Roberto (dois gols), ex-botafogo, e a volta do bom futebol do ala Léo Moura, que jogou como meia e fez um gol. O técnico Cuca montou o time no 4-5-1 isolando o centroavante Josiel na frente. Acho que ainda não é o esquema ideal pro Fla. Ele já tentou encaixar o esquema 3-5-2 para liberar os alas Juan e Léo Moura, mas não deu certo. O time ideal para mim teria: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Kleberson, Ibson e Zé Roberto; Marcelinho Paraíba e Josiel. É um time faceiro, admito. O volante Toró ficaria sobrecarregado na marcação. Mas, se bem treinado por Cuca, essa escalação traria grandes alegrias para a torcida rubro-negra.
Já o Corinthians fez o que tinha que fazer e despachou o Itumbiara de Goiás da Copa. Não vi muito o jogo, mas o Timão não se mostrou ainda como grande time nesse ano de 2009, apesar das diversas contratações. E ainda mais com o comando de Mano Meneses, para mim, o Corinthians não briga pra ser campeão do Campeonato Brasileiro e talvez, bem talvez, lute por uma vaga na libertadores. Pelo menos não hoje. Gostei da entrada do Ronaldo. Ele está fora de forma. É visível. Mas não dá pra negar: ele entende de futebol ainda e isso não se desaprende. Mas vai demorar pra ele jogar bem. Para mim, mais dois meses pro fenômeno, se ele estiver afim né?

Fotos: Site Oficial do Sport Recife e Site Oficial do Cruzeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário