24 de mar. de 2009

Brasileirão: o verdadeiro campeonato

O Campeonato Brasileiro ideal: é isso que quero comentar aqui no Cabine de Imprensa. Já há algum tempo desejo publicar esse post. Pois bem, aqui está.

O objetivo dessa publicação é defender o futebol brasileiro e criticar o europeu. Sou um admirador de tudo na Europa. Transportes, saúde, infraestrutura, segurança, turismo, história, cultura, etc. Mas sou contra o futebol. Acho uma farsa. É muito bonito os estádios e os gramados no velho continente e isso deve ser elogiado, contudo a paparicação que é dada a esse futebol me incomoda. Defendo a tese de que futebol na europa existe exclusivante por causa dos estrangeiros contratados mediantes transições milionárias em euros, dólares e libras. Se tudo estivesse no seu devido lugar, o Campeonato Brasileiro seria (eu já acho a competição mais difícil do mundo) o torneio mais importante do planeta. Enfim, simulemos o verdadeiro Brasileirão para alguns clubes:


Grêmio
Cássio
Felipe Mattioni
Anderson Polga
Réver
Lúcio
Emerson
Lucas
Anderson
Ronaldinho
Carlos Eduardo
Maxi López

Internacional
Renan
Bolívar
Lúcio
Índio
Kléber
Guiñazu
Tinga
D’Alessandro
Fernandão
Alexandre Pato
Rafael Sóbis

São Paulo
Rogério Ceni
Cicinho
Breno
Miranda
Jorge Wagner
Mineiro
Hernanes
Júlio Baptista
Kaká
Borges
Luís Fabiano

Palmeiras
Diego Cavallieri
Ilsinho
David
Henrique
Roberto Carlos
Edmílson
Rodrigo Taddei
Diego Souza
Valdívia
Keirrison
Vágner Love

Flamengo
Júlio César
Léo Moura
Fábio Luciano
Juan
Juan
Ibson
Kléberson
Renato
Renato Augusto
Zé Roberto
Adriano

Santos
Fábio Costa
Paulo César
Alex
Fabiano Eller
Léo
Cléber Santana
Renato
Elano
Diego
Robinho
Ricardo Oliveira

Corinthians
Doni
Alessandro
William
Chicão
André Santos
Marcelo Matos
Ricardinho
Douglas
Liedson
Deivid
Ronaldo

Cruzeiro
Gomes
Maicon
Edu Dracena
Luisão
Maxwell
Maldonado
Felipe Melo
Alex
Geovanni
Guilherme
Marcelo Moreno

Fluminense
Fernando Henrique
Gabriel
Thiago Silva
Luiz Alberto
Marcelo
Diguinho
Conca
Roger
Thiago Neves
Rodrigo Tiuí
Fred

E aí? Arrisca um favorito? Jogos entre esse times encheriam estádios; seriam espetáculos. Notem que escalei todos os times no esquema 4-4-2, por isso abdiquei de alguns jogadores excelentes no time titular como Nilmar no Inter, Kléber Pereira no Santos, Dagoberto no São Paulo, enfim. Vale também ressaltar que faltaram muitos jogadores para encaixar em outros times do Brasil. São os casos de: Daniel Alves, Dida, Mancini, Jádson, Illan, Aloísio, Fernandinho, Luiz Gustavo, Gilberto, Josué e outros. Tentei montar times equilibrados de acordo com os jogadores revelados pelos seus respectivos clubes.

Agora, só para fazer o contraponto, analisemos o time do atual campeão do mundo Manchester United somente com jogadores ingleses:

Manchester United
Ben Foster
Gary Neville
Ferdinand
Evans
Brown
Carrick
Hargreaves
Scholes
Martin
Welbeck
Rooney


Muito inferior não é? Mas enfim, não é questão de achar errado que os clubes europeus tragam jogadores bons. Eles têm dinheiro. Já o Brasil é completamente desorganizado: CBF é uma piada. É inconcebível, na primeira divisão do nacional, haver jogos em estádios como os Aflitos em Recife. Enfim, os clubes europeus devem fazer isso mesmo porque merecem, são mais competentes. Mas só peço que não se iludam! Como disse antes, futebol na Europa é fantasia montada pelo poder aquisitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário