31 de mar. de 2009

Time sem critério


Ora caro professor Dunga... Que critério usas para escalar o time da seleção brasileira?

Dunga utiliza sempre a justificativa do melhor momento para convocar os 22 jogadores do Brasil. Mas não pode ser isso! Duvido! Ele com certeza escolhe exclusivamente os que o agradam e, além disso, parece que tem uma obsessão por jogadores que atuam na europa, o que me incomoda muito. Acho que esse conceito criado de que: jogador bom está no exterior, não é bem assim.

Não é concebível. O Dunga cogitou a possibilidade de convocar o atacante Hulk do F.C Porto. Mas só um pouquinho. Convocá-lo por quê? Não tem motivos. No Brasil (e só no Brasil) há cinco jogadores melhores que esse tal de Hulk. E os listarei aqui: Fred, Nilmar, Borges, Ciro e Keirrison. E aí? Qual é o critério? Jogador em boa fase ou jogador que atua na Europa? E isso não é de hoje. Onde está o centroavante Afonso Alves que Dunga tanto apostou?

Vamos para o meio campo. Hernanes e Ramires merecem um lugar nessa seleção brasileira. O que me preocupa é que, se eles tivessem sido vendidos para a Europa (o que não aconteceu muito em função da crise mundial), eles seriam convocados. Não há desculpas para escalar ainda Gilberto Silva, Josué e Felipe Melo. Tirando o fato do Brasil jogar com três volantes, eles são jogadores comuns, sendo que desses três, somente Felipe Melo passa por uma fase boazinha no seu clube. Há críticos que pedirão uma solução para a vaga de Gilberto Silva. E eu respondo: Lucas. Ronaldinho é outro jogador que não está mais afim; deve ser sacado da equipe. Com isso, teremos um grande meio campo formado por Lucas, Hernanes, Anderson e Kaká.

Acorda Dunga! Tu tens apenas mais um ano para acertar o time ideal.

29 de mar. de 2009

Argentina, la favorita...


Está aí uma seleção na qual aposto como forte candidata ao próximo título da Copa do Mundo, na África do Sul.

Não pela vitória de 4x0 ontem contra a Venezuela no estádio Monumental de Nuñez, em Bueno Aires. Mas pelas grandes peças que o técnico Diego Maradona (foto) conta para escalar.

A partida válida pelas Eliminatórias foi de encantar os amantes de futebol. A seleção argentina entrou em campo no esquema 4-3-3 com algumas alterações nas posições dos jogadores. Por exemplo, o lateral direito Zanetti jogou pela esquerda e o jogador do Newcastle United, Jonás Gutiérrez, atuou na posição do veterano. Já o lateral do Estudiantes, Angeleri, foi escaldo como zagueiro ao lado de Heinze. No meio campo, com a ausência de Riquelme, Maxi Rodriguez jogou muito bem como armador e ainda fez um gol. Na frente, Maradona fez o que todos esperavam dele: botou em campo o trio Carlos Tevez, Sergio Agüero e Lionel Messi. Advinhem? Os três fizeram gol. Confira a formação da Aregentina:


Pelo que vi ontem, já lanço a minha seleção favorita candidata a consgrar-se campeão do mundo: a Argentina. Messi já é o melhor jogador do mundo; Agüero é um bom e rápido atacante bem como Tevez. Além disso, o garoto Dí Maria vem fazendo ótimas atuações pela seleção e ontem não foi diferente. O jogador entrou no lugar de Maxi Rodriguez e causou problemas à zaga venezuelana com sua perna canhota. Além disso, o time possui atletas que dificilmente erram passes. Juntando isso com rapidez no toque de bola, acontece o que vimos ontem: um excelente futebol apresentado.

Foto: Olé

27 de mar. de 2009

São Paulo x Palmeiras

Grande jogo nesse sábado.
Dois times bons e bem treinados. Na relação, tenho certeza que o grupo do São Paulo é melhor que o do Palmeiras, mas o time alviverde é muito melhor treinado por causa do técnico Vanderlei Luxemburgo. O jogo será às 16h no estádio Morumbi pelo Campeonato Paulista.

O Verdão vem com três desfalques importantes. O lateral Fabinho Capixaba e o volante Edmilson estão machucados. O lateral Armero foi convocado pela seleção da Colômbia e o ótimo meia Diego Souza está suspenso da partida. Voltam à lista de relacionados o zagueiro Danilo e o volante Pierre.

Já no lado tricolor, o bom zagueiro Miranda estará defendendo a seleção brasileira no domingo contra o Equador em Quito. Além dele, Muricy Ramalho não conta com o goleador Borges que sente dores e será reavaliado no dia do clássico. A boa notícia é a volta do zagueiro Renato Silva que volta de suspensão. Faz sete anos que o Palmeiras não ganha do São Paulo no Morumbi.

Com isso, podemos esboçar os dois times:

São Paulo
Rogério Ceni
Renato Silva
André Dias
Rodrigo
Zé Elias
Jean
Hernanes
Jorge Wagner
Júnior César
Borges (Dagoberto)
Washington

Palmeiras
Marcos
Danilo
Maurício
Marcão
Wendel
Pierre
Sandro Silva (Ortigoza)
Cleiton Xavier
Jefferson
Willians
Keirrison


26 de mar. de 2009

O imortal tricolor ressurge


Uma vitória épica. Um triunfo conquistado da maneira mais aguerrida e brava. Ao ultrapassar todas as dificuldades que lhe foram impostas, o Grêmio venceu seu jogo da disputadíssima Taça Libertadores da América. O imortal está de volta!

Não havia como ser diferente. O placar de 1x2 fora de casa mostra isso previamente. O resultado veio da força do grupo do Grêmio; da sua raça. A partida teve já um início eletrizante: o adversário balançou as redes gremistas, mas a arbitragem marcou impedimento no lance. Depois disso, o jogo virou de lado. O tricolor pressionava seu adversário insistentemente até abrir o marcador. A fúria da torcida rival parecia não incomodar os guerreiros gremistas que dominaram todo primeiro tempo. As tentativas eram tantas que finalmente, aos 41 minutos, o atacante Jonas soltou a bomba na entrada da área estufando as redes. 1x0 Grêmio.

O segundo tempo tinha tudo para ser tranquilo. Mas era confronto de Libertadores: nunca será fácil; jamais será simples. O Grêmio perdeu duas chances logo no início. Velha lei do oeste: quem não mata, morre. O goleiro fez um lançamento longo para seu atacante que se desvenciliou dos guardiões tricolores e fez o gol de empate. O estádio veio abaixo como que numa avalanche de esperança. Os torcedores ficaram eufóricos ainda mais quando Jonas acertou uma cotovelada no seu rival e foi expulso aos 13 da etapa complementar. Era uma guerra. Parecia tudo perdido. Mas lá estava o imortal. Com a armadura de Capitão América às costas, Tcheco, aos 42, decidiu a partida. O meia cobrou falta em direção ao arco adversário e, com ajuda de forças sobrenaturais, botou o Grêmio novamente à frente no placar numa falha incrível do goleiro. Não tinha mais o que fazer. Era hora de se retrancar contra o poderoso oponente. O comandante Celso Roth logo botou o zagueiro Thiego transformando o Grêmio em uma legítima fortaleza: 4 zagueiros, 4 meias e apenas um avante. Deu certo. Fim de jogo. O triunfo foi azul, preto e branco.


Só faltou dizer que o time rival era o Aurora da Bolívia, último colocado no Grupo 7 da Libertadores. Havia jogado contra Boyacá Chicó (Colômbia), em casa, e Universidad de Chile e perdido os dois jogos por goleada, com marcador de 3x0. Ou seja, está eliminado do torneio.
Tem dois títulos na sua história: Campeão Boliviano em 1963 e em 2008 (clausura).

É apenas a fase de grupos da competição continental e já foi esse sufoco. Não há o que comentar. Essa discussão já é antiga. Há algo de errado no estádio Olímpico e todos torcedores gremistas já sabem o que é.

Fotos: Jornal Los Tiempos, de Cochabamba e Jornal La Razón, de La Paz

25 de mar. de 2009

Que time está jogando melhor no Brasil?



Difícil responder pois todas as equipes da Série A não disputam as mesmas competições. Além disso, estamos no início do ano e muitos criticam (eu sou um deles) as competições regionais: que não servem de parâmetro. Mas se analisarmos os desempenhos dos times, por enquanto, nos seus campeonatos regionais e na Libertadores ou Copa do Brasil, poderemos tirar algumas conclusões.

O melhor time em atividade no Brasil é:

O Cruzeiro? A equipe do técnico Adilson Batista está em segundo lugar no Campeonato Mineiro, mas ainda não perdeu. A raposa contabiliza seis vitórias e quatro empates; marcou 24 gols e sofreu 8. Já na Taça Libertadores da América, o Cruzeiro atuou em quatro partidas: venceu três e empatou uma. Marcou 7 gols e levou apenas um. Foram dois jogos fora de casa e dois no Mineirão. O time lidera o grupo 5 com 10 pontos. Esse grupo conta também com Estudiantes (Argentina), Deportivo Quito (Equador) e Universitario Sucre (Bolívia). Destaque para o volante Ramirez.

O Internacional? O colorado teve um começo de ano difícil e o técnico Tite estava amaçado de demissão. Mas parece que os ventos começaram a soprar para outros lados após a vitória no Gre-Nal em Erechim. Depois disso, o Inter consagrou-se campeão da Taça Fernando Carvalho (primeiro turno do Gauchão) e só empilha vitórias no returno da competição. O Internacional fez 18 jogos nesse ano e marcou 49 gols; é o melhor ataque do Brasil. O colorado somente perdeu uma partida em 2009, contra o União de Rondonópolis. Destaque para o atacante Taison.

O Sport? O Leão corre por fora nesse top 3 criado no Cabine de Imprensa. Mas nem por isso deve ser desconsiderado. O Sport Recife sagrou-se campeão do primeiro turno do Campeonato Pernambucano: 11 jogos e 11 vitórias. Já no segundo turno a equipe atuou cinco vezes e venceu em todas. Fez 15 gols e sofreu 5. Na Taça Libertadores, o desempenho do time de Nelsinho Baptista é melhor ainda. O Leão é líder do grupo 1 com 6 pontos. Nesse grupo estão equipes de tradição como Palmeiras, LDU (atual campeã) e Colo-Colo. Destaque para o jovem atacante Ciro.


Fotos: Sites oficiais dos clubes

24 de mar. de 2009

Brasileirão: o verdadeiro campeonato

O Campeonato Brasileiro ideal: é isso que quero comentar aqui no Cabine de Imprensa. Já há algum tempo desejo publicar esse post. Pois bem, aqui está.

O objetivo dessa publicação é defender o futebol brasileiro e criticar o europeu. Sou um admirador de tudo na Europa. Transportes, saúde, infraestrutura, segurança, turismo, história, cultura, etc. Mas sou contra o futebol. Acho uma farsa. É muito bonito os estádios e os gramados no velho continente e isso deve ser elogiado, contudo a paparicação que é dada a esse futebol me incomoda. Defendo a tese de que futebol na europa existe exclusivante por causa dos estrangeiros contratados mediantes transições milionárias em euros, dólares e libras. Se tudo estivesse no seu devido lugar, o Campeonato Brasileiro seria (eu já acho a competição mais difícil do mundo) o torneio mais importante do planeta. Enfim, simulemos o verdadeiro Brasileirão para alguns clubes:


Grêmio
Cássio
Felipe Mattioni
Anderson Polga
Réver
Lúcio
Emerson
Lucas
Anderson
Ronaldinho
Carlos Eduardo
Maxi López

Internacional
Renan
Bolívar
Lúcio
Índio
Kléber
Guiñazu
Tinga
D’Alessandro
Fernandão
Alexandre Pato
Rafael Sóbis

São Paulo
Rogério Ceni
Cicinho
Breno
Miranda
Jorge Wagner
Mineiro
Hernanes
Júlio Baptista
Kaká
Borges
Luís Fabiano

Palmeiras
Diego Cavallieri
Ilsinho
David
Henrique
Roberto Carlos
Edmílson
Rodrigo Taddei
Diego Souza
Valdívia
Keirrison
Vágner Love

Flamengo
Júlio César
Léo Moura
Fábio Luciano
Juan
Juan
Ibson
Kléberson
Renato
Renato Augusto
Zé Roberto
Adriano

Santos
Fábio Costa
Paulo César
Alex
Fabiano Eller
Léo
Cléber Santana
Renato
Elano
Diego
Robinho
Ricardo Oliveira

Corinthians
Doni
Alessandro
William
Chicão
André Santos
Marcelo Matos
Ricardinho
Douglas
Liedson
Deivid
Ronaldo

Cruzeiro
Gomes
Maicon
Edu Dracena
Luisão
Maxwell
Maldonado
Felipe Melo
Alex
Geovanni
Guilherme
Marcelo Moreno

Fluminense
Fernando Henrique
Gabriel
Thiago Silva
Luiz Alberto
Marcelo
Diguinho
Conca
Roger
Thiago Neves
Rodrigo Tiuí
Fred

E aí? Arrisca um favorito? Jogos entre esse times encheriam estádios; seriam espetáculos. Notem que escalei todos os times no esquema 4-4-2, por isso abdiquei de alguns jogadores excelentes no time titular como Nilmar no Inter, Kléber Pereira no Santos, Dagoberto no São Paulo, enfim. Vale também ressaltar que faltaram muitos jogadores para encaixar em outros times do Brasil. São os casos de: Daniel Alves, Dida, Mancini, Jádson, Illan, Aloísio, Fernandinho, Luiz Gustavo, Gilberto, Josué e outros. Tentei montar times equilibrados de acordo com os jogadores revelados pelos seus respectivos clubes.

Agora, só para fazer o contraponto, analisemos o time do atual campeão do mundo Manchester United somente com jogadores ingleses:

Manchester United
Ben Foster
Gary Neville
Ferdinand
Evans
Brown
Carrick
Hargreaves
Scholes
Martin
Welbeck
Rooney


Muito inferior não é? Mas enfim, não é questão de achar errado que os clubes europeus tragam jogadores bons. Eles têm dinheiro. Já o Brasil é completamente desorganizado: CBF é uma piada. É inconcebível, na primeira divisão do nacional, haver jogos em estádios como os Aflitos em Recife. Enfim, os clubes europeus devem fazer isso mesmo porque merecem, são mais competentes. Mas só peço que não se iludam! Como disse antes, futebol na Europa é fantasia montada pelo poder aquisitivo.

23 de mar. de 2009

Um Barcelona arrasador




Novamente um show. O Barcelona venceu o Málaga por 6x0 nesse final de semana pelo Campeonato Espanhol. Os gols foram marcados por Eto'o (2), Messi, Xavi, Daniel Alves e Henry. Com isso, o time do técnico Pep Guardiola mantém os seis pontos de vantagem para o segundo colocado: Barcelona 69, Real Madrid 63 e Sevilla 54 pontos.

O melhor ataque, a melhor defesa, a melhor campanha. Nada mais justo que exaltar o grande desempenho que o Barcelona está realizando nessa temporada 2008/2009. Na Liga Espanhola, o time catalão já soma mais pontos que a temporada passada. São 69 pontos em 28 partidas contra 67 na última edição. Além disso, o Barça está perto de alcançar a marca de melhor ataque da história da competição: 107 gols do Real Madrid na temporada 1989/90. Até agora são 84 gols na Liga; média de três gols por jogo. Para chegar ao recorde histórico, o Barcelona deverá fazer 23 gols nos dez encontros restantes do campeonato.

Sempre que possível, farei elogios a times que jogam para frente, que sejam ofensivos. Clubes que se preocupam em ganhar independente do adversários que seja e das adversidades que combata. O Barcelona é um exemplo disso. A defesa do Barça é fraca, isso falta acertar no time. Mesmo assim, a equipe se defende de um jeito diferente: encurralando o adversário no campo de ataque.

Além da Liga Espanhola, aposto minhas fichas no Barcelona nessa reta final da Liga dos Campeões da UEFA.

20 de mar. de 2009

Confrontos definidos


Definidos os confrontos de quartas de final da Liga dos Campeões da Europa e da Copa da UEFA. Começando pela Copa da UEFA, as partidas de ida ocorrem no dia 9 de abril, as de volta no dia 16 de abril:

Hamburgo x Manchester City: O city, como já mencionei, é muita badalação e pouco futebol. O Hamburgo é um dos líderes do campeonato alemão. Considerava ambos favoritos ao título, mas se tivesse que apontar um favorito, seria o Hamburgo.

Paris Saint Germain x Dinamo Kiev: Na minha opinião. Mero coadjuvantes na competição. Porém, por contar com o centroavante Hoarou, uma das revelações da temporada, o PSG aparece como favorito para se classificar.

Shakhtar Donetsk x Marseille: O Shakhtar é uma das equips européias que mais investe em brasileiros. Luiz Adriano, Ilsinho, Jadson, Fernandinho e Willian. O Marseille é uma das grandes equipes francesas, mas dificilmente conquista um título. Shakhtar deve passar.

Werder Bremen x Udinese: O Werder não é o mesmo Werder que se sagrou campeão alemão. Porém, conta com Diego e um sistema defensivo confiável com Naldo e Mertesacker. A Udinese não passa de um bom conjunto sem jogadores que mereçam um grande destaque. O Werder Bremen é um dos favoritos ao título, e, por isso, acredito que passa com certa facilidade pela Udinese.

Na Liga dos Campeões da Europa, as partidas de ida acontecem nos dias 7 e 8 de abril. As de volta nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Os confrontos:

Villareal x Arsenal: Os espanhóis torciam para enfrentar o Porto. Porém, o Arsenal não é a mesma equipe de anos atrás. Os ingleses possuem um plantel com excelente perspectiva para o futuro, mas que atualmente ainda deixa a desejar. O Villareal é uma boa equipe de futebol, mas peca na inexperiência em fases avançadas do torneio continental. Confronto parelho no meu ponto de vista.

Manchester United x Porto: Somente muita soberba por parte dos ingleses resultariam em uma eliminação precoce do torneio. O Porto conta com alguns bons jogadores, como o zagueiro Bruno Alves e os atacantes Lisandro López e Hulk. Mas como coletivo, o Manchester é inúmeras vezes superior. O goleiro do Porto, o brasileiro Hélton, deixa a desejar. Manchester fácilmente.

Liverpool x Chelsea: Acho que nos últimos 5 anos, essas duas equipes vem se enfrentando em mata-matas na Liga dos Campeões. Ampla vantagem do Liverpool. Pela tradição, e pelas atuações pífias do Chelsea, tanto na Premier League, quanto na Liga dos Campeões, aposto no Liverpool, mas será um confronto duríssimo, devido a rivalidade recente entre as duas equipes.

Barcelona x Bayern de Munique: Grande confronto. Acredito que um finalista do torneio pode surgir de quem passar. O Barcelona tem uma das melhores equipes do futebol mundial, que conta com um trio de frente avassalador com Lionel Messi, Thierry Henry e Samuel Eto’o. O Bayern, conta com um dos grupos mais entrosados na Europa atualmente. Apesar de alguns tropeços na Bundesliga, é uma equipe com um poderio de reação muito grande, e parece nunca desistir. Lionel Messi x Frank Ribery. Presente e provável futuro do Barcelona se enfrentam.


Foto: UEFA

19 de mar. de 2009

Ainda restam oito



Nesta sexta ocorre na Europa, mais especificamente em Nyon, na Suiça, o sorteio dos dois principais torneios continentais. A liga dos Campeões e a Copa da UEFA. O sorteio definirá os confrontos de quartas de final das duas competições.


A Copa da UEFA é o segundo torneio de importância no continente. Pra quem não sabe, é uma espécie de Sul-Americana. Os classificados:


Werder Bremen – Alemanha

Shakhtar Donetsk – Ucrânia

Olympique de Marseille – França

Dínamo Kiev – Ucrânia

Hamburgo SV – Alemanha

Paris Saint Germain – França

Udinese – Itália

Manchester City – Inglaterra


Díficil apontar favoritos. Pelo que vi na temporada, considero o Hamburgo uma boa equipe e talvez um dos favoritos. Werder Bremen não é mais a mesma equipe de temporadas passadas, mas já eliminou o Milan nesta edição. O Manchester City é muita badalação e pouco futebol. Apontaria os dois alemães, Werder e Hamburgo, e o Shakhtar correndo por fora.


Já na Liga dos Campeões, domínio inglês. Cinquenta por cento das equipes restantes vem da terra da Rainha. O Campeonato de clubes mais importante do mundo, que credencia ao campeão um total de 50 milhões de euros como prêmio total, reserva excelentes partidas.

Restam no torneio:


Porto – Portugal

Barcelona – Espanha

Arsenal – Inglaterra

Manchester United – Inglaterra

Liverpool – Inglaterra

Chelsea – Inglaterra

Villareal – Espanha

Bayern Munchen – Alemanha


Pela tradição, o Liverpool é favorito. Pelo futebol, talvez os atuais campeões, o Manchester United também possam ser considerados favoritos. Se tivesse que apostar, apostaria em um clube Inglês na final. Certo é que o Chelsea continuará sem seu tão sonhado título da Liga dos Campeões. Este ano a equipe é muito mais fraca que a de outras ocasiões. Bayern e Barcelona também são adversários perigosos. Vencer no Allianz Arena, estádio do Bayern, é muito complicado. E o trio de frente do Barcelona pode ser apenas comparado ao ataque do Manchester United.


Após o sorteio faremos algumas análises quanto aos confrontos



Foto: Site da UEFA

18 de mar. de 2009

Camisa 9?


Precisávamos de tempo para analisar o desempenho do atacante Alex Mineiro no Grêmio. O tempo já passou.

O rótulo de goleador parece não mais servir bem ao "carequinha" da Azenha. Foram mais de 30 gols pelo Palmeiras no ano passado, somando os do Paulistão, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Até agora, passaram-se três meses e Alex Mineiro contabiliza três gols pelo Grêmio, todos no campeonato Gaúcho. O Grêmio disputa a grandiosa Taça Libertadores da América. E ele tem média de um gol por mês?

A grande questão de tudo isso é que esse atacante tem tudo para ser criticado: é um centroavante que está fazendo poucos gols. Contudo é visível que Alex Mineiro é inteligente dentro de campo; sabe se posicionar; e consegue tabelar com perfeição. Talvez tenha passado seu tempo de ter missão exclusiva de fazer gols. Ele envelheceu e mudaram suas caracterísitcas. Cito os exemplos de Rodrigo Mendes e Marcelinho Paraíba, antes centroavantes e goleadores no Grêmio e nos times em que passaram. Hoje, jogadores de maior cadência. Menos velocidade física compensada pela grande rapidez mental. O próprio Edmundo, nesses últimos anos, em suas passagens por Figueirense e Vasco, foi um atleta mais identificado pelo seu poder de armação de jogadas. O Fernandão também é um exemplo atual. Na conquista do Inter da Libertadores de 2006, a equipe contava com Rafael Sóbis como centroavante goleador e Fernandão mais recudado, vindo de trás, com um toque de bola invejável. Rodrigo Fabri também era o "esfomeado" por gol na Portuguesa dos anos 90 e, nesse século, vem só atuando como meio-campo.

Não estou cogitando a ideia de descolar Alex Mineiro para o meio campo do Grêmio, porém, com certeza, ele não pode jogar como último homem na frente do ataque tricolor. Para isso, Maxi López e Herrera foram contratados e acredito que até Jonas poderia fazer essa função. Talvez seja também por isso que o esquema retranqueiro 3-6-1 de Celso Roth não tenha dado certo quando escalado. Claro! Era apenas Alex Mineiro como atacante. Era na verdade um 3-7-0. Inédito no futebol mundial na categoria profissional. Não tentando desviar do assunto, mas já passou da hora do Grêmio parar de jogar com três zagueiros, ainda mais por causa da possível vinda do meia Renato (ex-Flamengo) no próximo mês. Os três defensores deram certo no ano passado porque o time à frente (meio e ataque) era fraco tecnicamente, logo não seguravam a outra equipe no campo defensivo dela. Hoje, o Grêmio tem esse poder de amassar, comprimir e pressionar os outros times. Esperemos pelas invenções geniais do treinador gremista.

Foto: ClicRBS

Agrupando estrelas


De acordo com o jornal espanhol AS, uma das novelas mais longas da história do mercado da bola pode ter tido seu desfecho anunciado ontem, pelo ex-presidente do Real Madrid, Ramón Calderón.

Calderón declarou que já existe um acordo entre o Real Madrid e um dos melhores jogadores do mundo. Além disso o atual presidente interino, Vicente Boluda, ofereceria este acordo para o futuro presidente, que deve ser Florentino Peréz.

De acordo com o jornal espanhol As, um acordo entre Real Madrid e Manchester United teria sido firmado em janeiro, e existe uma clausula de confidencialidade. Ou seja, caso alguma das partes se manifeste publicamente a respeito da transferência, o Manager dos Red Devils, Sir Alex Ferguson, tem o direito de romper o contrato automaticamente de forma unilateral.

Florentino Peréz, que deve ser o único candidato a presidência do clube, foi o presidente da era galática do Real Madrid. Além de Cristiano Ronaldo, o meia Gerrard é sonho antigo do clube merengue. De acordo com o tablóide inglês News Of The World, uma oferta de 85 milhões de euros seria o suficiente para que o Liverpool aceite negociar. Restaria saber a vontade do jogador. Outros cotados para formar o novo grupo galático do Real contam com as voltas de Roberto Carlos e David Beckham, os centroavantes Didier Drogba, Benzema e Zlatan Ibrahimovic.

O certo é que Florentino Peréz deseja conquistar a Europa novamente, como em 2002.


Fotos: As

Pelaipe sai do Fortaleza


A informação foi publicada no site oficial do clube cearense. O ex-dirigente do Grêmio, Paulo Pelaipe (foto ao lado), deixou o Fortaleza. Ele começou a trabalhar em janeiro desse ano como gerente geral do clube. Por motivos particulares, o dirigente conversou com o Presidente Lúcio Bomfim e acertou a sua saída. Ele permanecerá como consultor direto da presidência e da diretoria do tricolor cearense.

Logo que chegou ao Fortaleza, Pelaipe trouxe o ex-atacante do Grêmio Rodrigo Mendes. Aquele mesmo que jogou ano passado no tricolor gaúcho.

Paulo Pelaipe foi o braço direito de Paulo Odone no processo de recuperação do Grêmio após a queda para a segunda divisão do nacional. Eu sempre olhei com bons olhos o trabalho do Pelaipe, diferentemente da maioria dos torcedores gremistas ou colorados. Em uma coisa eu concordo, Paulo Pelaipe devia ganhar muito dinheiro por fora dos cofres do Grêmio, mas não tem como provar isso. As vendas de Anderson, Lucas, Carlos Eduardo e outros que foram implícitas também provavelmente resultaram numa nota "preta" para o dirigente. Mas já não me parece surpresa. Futebol é negócio e não é só o Pelaipe que é vigário. O que levo em conta, é que o Grêmio saiu do inferno em 2005, foi terceiro colocado no Brasileiro em 2006, além de ser Campeão Gaúcho nesse ano. Já em 2007, foi bicampeão gaúcho e vice-campeão da Libertadores. Acho que foi uma boa erguida para quem achava que estava tudo perdido em 2004/05.

Foto: clicRbs

16 de mar. de 2009

Uno de los mejores equipos de Argentina

Analisando o plantel de que o técnico Diego Armando Maradona desfruta, me envolvi bastante quanto às grandes opções da Seleção Argentina. A próxima Copa do Mundo já é ano que vem na África do Sul. A Argentina, semana que vem, enfrentará Venezuela e Bolívia pelas elimiatórias.

É um elenco de ouro. Surgiram muitos nomes fortes para enriquecer a seleção. É o caso de Sérgio "Kun" Agüero, que vem fazendo ótimas partidas pelo Atlético de Madrid, e do meia Dí Maria, grande revelação do Benfica.
Então deixemos de lado a richa de Maradona com o meia Riquelme, do Boca Juniors, e projetemos um elenco de 22 jogadores argentinos que poderíam tranquilamente ser convocados pelo técnico para a próxima Copa. Titulares e reservas:

Carrizo (Abbondanzieri)
Zanetti (Ibarra)
Demichellis (Burdisso)
G. Milito (Samuel)
Heinze (Sorín)
Gago (Cambiasso)
Verón (Mascherano)
Riquelme (Maxi Rodriguez)
Dí Maria (Aimar)
Messi (Diego Milito)
Agüero (Tevez)



15 de mar. de 2009

Fred também marcou dois...

.


Ronaldo atuou em três jogos desde que chegou ao Corinthians e já marcou dois gols. A badalação em cima do fenômeno foi gigante. Os repórteres falavam que, em três jogos, fazer três gols era uma média espetacular. A mídia parece que sonhava com esse início de recuperação para poder lançar à sociedade a possível volta de Ronaldo à Seleção Brasileira.

Pois bem. Fred voltou ao Brasil; assinou com o Fluminense; estreou hoje contra o Macaé pela Taça Rio; e fez dois gols na vitória do Flu por 3x1. E aí? Tudo bem, postei muito cedo para cobrar algo da imprensa, mas esperarei a mesma badalação em cima dele.

Ronaldo, 32 anos, e Fred, 25 anos. Na minha opinião, Fred deveria voltar para a seleção brasileira. Não agora, veremos até metade do ano em que nível estará seu rendimento. Mas o atacante Adriano da Inter de Milão, por exemplo, já não faz por merecer suas convocações. Isso tudo que estou comparando é com relação aos jogadores que voltaram ao Brasil. Pois acho que quem realmente já provou que merece ser titular da seleção é o jovem Alexandre Pato que não para de fazer gol pelo Milan. Parece que, pelo time de Milão estar passando por uma carência técnica, o técnico Dunga não o está valorizando. Aliás, as convocações do Dunga são muito infelizes, vamos combinar.

Os titulares do time ideal do Brasil hoje, com seus respectivos reservas, seriam:

4-3-3 ou um falso 4-5-1

Júlio César (Renan)
Daniel Alves (Rafael - Man. United ou Rafinha)
Thiago Silva (Breno)
Juan (Luisão)
Marcelo (Fábio Aurelio)
Lucas (Edmílson)
Anderson (Ramirez)
Hernanes (Elano)
Kaká (Ronaldinho)
Robinho (Keirrison ou Luís Fabiano)
Pato (Fred)

Foto: Globoesporte

13 de mar. de 2009

Kléber: boa fase para seleção?

Resposta: acho que atualmente não. Eu acho que ele realmente é um bom jogador e já viveu fases muito melhores do que essa de agora no Internacional.

Dunga convocou na manhã de quinta-feira os 22 jogadores para os jogos da eliminatória para Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Dentre os laterais, apareceram na lista: Daniel Alves, Marcelo, Maicon e Kléber. As partidas serão contra o Equador e o Peru. A primeira em Quito e a segunda em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio.

Não sei, mas, para mim, a última grande fase do lateral foi em 2007 quando atuava pelo Santos e fazia uma ótima dupla pela esquerda com o meia Zé Roberto, hoje no Bayern de Munique. De lá pra cá, o rendimento dele caiu consideravelmente. No Brasil, poderíamos fazer uma pesquisa para pensar quais laterais poderíam entrar nessa lista do técnico Dunga:

No Sul:
Acho que o Kléber mesmo, apesar de boas atuações de Marcelo Cordeiro, que ainda não está em nível de seleção.

No Sudeste:
Jorge Wagner - já fez essa função no Inter campeão da Libertadores de 2006
André Santos - pelo menos para testar
Juan - já foi convocado antes
Fernandinho - também para testar. Faz boa campanha na Libertadores pelo Cruzeiro.

Mas vamos ver, mais uma chance para o jogador colorado que já contabiliza 15 convocações.

12 de mar. de 2009

Rumo as quartas de final da UCL

Definidos os classificados para as quartas de final da Champions League. Manchester United, Arsenal, Porto e Barcelona ocupam as últimas quatro vagas.

Manchester e Internazionale fizeram o confronto mais aguardado das oitavas. Após empate em zero a zero na primeira perna, se esperava uma partida de intensa movimentação, o que ocorreu. O zagueiro Vidic, logo aos quatro minutos do primeiro tempo jogou um balde de água fria nos italianos. A Inter, que sofreu com lesões no seu sistema defensivo não conseguiu se encontrar ao longo de todo o jogo. O melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, fez o segundo gol e sacramentou a eliminação da Inter de José Mourinho.

Arsenal e Roma provavelmente realizaram o confronto mais equilibrado das oitavas. O Arsenal havia vencido o primeiro jogo por um a zero no Wembley. No Estádio Olímpico de Roma, a equipe da casa devolveu o um a zero e levou a partida para a prorrogação, e, eventualmente, para os pênaltis. Oito cobranças para o Arsenal, e na oitava da Roma, Tonnetto desperdiçou. Assim, de quatro ingleses no torneio, os quatro seguem para as quartas de final.

Barcelona e Lyon empataram em Lyon por um a um. Acreditava que seria um cobate parelho, porém, o Lyon mantém a tradição de começar bem a Champions League e não conseguir nada no torneio. O Barcelona teve um primeiro tempo arrasador e fez quatro a um. O trio de frente mostrou serviço com Henry (duas vezes), Messi e Eto’o. O volante Makoun descontou. No segundo tempo, Juninho descontou novamente e nos acréscimos, Keita ampliou. Final, cinco a dois.

Porto e Atlético de Madrid, não acompanhei, mas não tenho dúvidas de que realizaram a partida mais sonolenta das oitavas. Precisando vencer ou empatar em três gols, o Atlético se jogou para cima, mas não criou o suficiente. Méritos ao Porto que conseguiu empatar em dois a dois no primeiro jogo no Vicente Calderón.