A Renault anunciou na manhã desta quarta-feira a contratação do polonês Robert Kubica, que defendeu a BMW Sauber nos últimos três campeonatos da Fórmula 1. A escuderia francesa não confirmou quem será o segundo piloto - nesta temporada, o time francês está correndo com o espanhol Fernando Alonso, que irá para a Ferrari em 2010, e o francês Romain Grosjean.
Kubica, que completará 25 anos em dezembro, é tido como um dos melhores pilotos da nova geração da categoria. Estreou em 2006, quando a BMW Sauber demitiu Jacques Villeneuve, e subiu ao pódio já na sua terceira corrida, com um terceiro lugar na Itália.
Em 2007, Kubica pontuou em três das cinco primeiras corridas, mas sofreu um gravíssimo acidente na sexta prova, no Canadá. Fechado por Jarno Trulli (Toyota), foi de frente no muro de concreto e seu carro ficou destruído após uma capotagem. O piloto ficou fora de uma corrida, mas voltou sem problemas e acabou o campeonato em sexto.
No ano passado, a BMW Sauber deu um salto de qualidade e Kubica fez brilhante campeonato. Venceu sua primeira corrida no Canadá e, com outros seis pódios, se manteve na briga pelo título até a penúltima corrida. Acabou empatado com Kimi Raikkonen e só perdeu o terceiro lugar no número de vitórias.
Para 2009, a equipe investiu alto no Kers (sistema de recuperação de energia cinética), mas o carro teve deficiências sérias e Kubica não pôde repetir os resultados. Nas 15 etapas do Mundial, somou apenas nove pontos e está em 14º. Como a BMW deixará a F-1 no fim do ano, ficou livre para negociar com outros times.
Curiosamente, Kubica fez parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault de 2000 a 2005. Ganhou até o título da World Series em 2005, mas foi dispensado no fim daquele ano, quando foi contratado para ser piloto de testes da BMW Sauber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário